Home RSS

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Deus e Darwin, são compatíveis?

Você pode ser um darwinista ortodoxo e um teísta ortodoxo? A resposta simples é "não", segundo o God and Evolution (Deus e Evolução) um novo e importante livro que será lançado este outono. O livro fornece uma análise aprofundada do conflito entre a crença em Deus e a teoria de Darwin de evolução não guiada.

No século e meio desde que Charles Darwin propôs a sua teoria, os cristãos, judeus e outros crentes religiosos têm se debatido com este problema. A maioria tem entendido que a teoria de Darwin e as teorias materialistas sobre a origem da vida têm profundas implicações teológicas, mas as respostas têm sido drasticamente diferentes umas das outras.

Alguns rejeitaram completamente as ideias evolucionárias, outros, muitas vezes chamados de "evolucionistas teístas", procuraram conciliar as teorias materialistas, incluindo o darwinismo, com suas crenças religiosas, mas muitas vezes à custa da clareza, da ortodoxia, ou de ambas as coisas.

"Poucas pessoas lidaram cuidadosamente com as várias reivindicações científicas, filosóficas e teológicas que estão em jogo", diz Jay Richards, director de pesquisa do Centro para a Ciência e Cultura do Instituto Discovery e editor de God and Evolution. "Como resultado, toda a questão de Deus e Evolução tem sido um enigma embrulhado numa mortalha de falta de clareza e envolto por um manto de nevoeiro."

O propósito deste livro é o de limpar a neblina, a falta de clareza, e o enigma.

"À medida que os argumentos do livro deixam claro, do nível em que a evolução teísta é teísta, ela deixa de ser verdadeiramente darwiniana", acrescenta Richards. "E no nivel em que é darwinista, irá falhar completamente em preservar o teísmo tradicional."

God and Evolution inclui capítulos por William Dembski, autor de The Design Revolution (ARevolução do Design); por Stephen Meyer, autor de Signature in the Cell: DNA and the Evidence for Intelligent Design (Assinatura Na Célula: o DNA e as evidências de design inteligente); Denyse O'Leary, co-autora de The Spiritual Brain; David Klinghoffer, autor de The Discovery of God: Abraham and the Birth of Monotheism; Jonathan Wells, autor de Icons of Evolution; John West, autor de Darwin Day in America; Jonathan Witt, co-autor de A Meaningful World; Casey Luskin, co-autor de Traipsing Into Evolution; e Logan Paul Gage, cujos artigos apareceram na Touchstone, First Things, e em outras publicações.

O livro é uma resposta ao crescente esforço por parte de alguns darwinistas em obterem o apoio da comunidade de fé camuflando os princípios fundamentais do darwinismo. Os capítulos do livro detalham as falhas da evolução teísta, aborda o problema do mal, e explica como o design inteligente está em consonância com a fé ortodoxa.

"O nosso foco principal permanece na ciência", diz John West, um colaborador do livro e pesquisador sénior do Centro para a Ciência e Cultura do Discovery Institute. "Mas é importante fazer o registo certo sobre as implicações mais amplas da teoria de Darwin."

O livro será lançado com uma campanha publicitária nacional focada na comunidade de fé, e com uma conferência de um dia na Biola University, onde Jonathan Wells, John West, David Klinghoffer, Denyse O'Leary, Jay Richards e Casey Luskin serão acompanhados pelo editor da WORLD Magazine, Marvin Olasky, para explorar as questões e críticas dos cientistas e académicos que tentam conciliar o darwinismo com a crença em Deus.

God and Evolution é ideal para uso em pequenos grupos e classes de adultos da Escola Dominical, e cada capítulo vem com questões de discussão para facilitar o uso de grupos. Muitos recursos adicionais, incluindo vídeos para uso educacional, estará disponível no http://www.faithandevolution.org/.

(por Anika Smith)

Comprar o livro?
      
Ao comprar o God and Evolution...



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução