"Ela descobriu filamentos flexiveis e transparentes que se assemelham a vasos sanguineos. Também havia vestigios do que parecia ser células do sangue vermelhas; e outras que pareciam osteócitos, células que constroem e mantêm o osso."
"Isto é um osso fossilizado no sentido em que é de um animal extinto mas não tem muitas das caracteristicas do que as pessoas chamariam de fossil"
http://news.bbc.co.uk/1/hi/sci/tech/437
Parece que são mesmo tecidos moles - matéria orgânica preservada, vejam só:
"O material em questão pertence ao Tyrannosaurus rex e consiste em alguns ossos isolados, procedentes da Formação Hell Creek, em Montana (Estados Unidos). A idade das camadas rochosas onde esse exemplar foi encontrado é de aproximadamente 65-66 milhões de anos."
"Mary e seus colegas descobriram diversas estruturas orgânicas, entre as quais alguns vasos sangüíneos, que mantêm uma elasticidade, são ocos e possuem em seu interior estruturas que se assemelham a células."
"Por que a descoberta é tão importante? Tecidos 'moles' de dinossauros, apesar de bastante raros, já foram encontrados anteriormente. A maior parte esta preservada como impressão na rocha, apresentando uma espécie de molde da superfície externa do couro do animal. (...)
No T. rex de Montana, ao contrário, não houve
aparentemente nenhuma substituição: a matéria orgânica original (ou pelo menos parte dela) está preservada, o que é confirmado pela sua elasticidade. E isto é surpreendente, quando imaginamos que estamos diante de um animal extinto há dezenas de milhões de anos."
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPa
Espantoso!!
0 comentário:
Postar um comentário