Home RSS

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Evolução das Baleias

Será que as baleias evoluíram a partir de um animal terrestre?

Darwin pensava que as baleias podiam ter evoluído a partir dos ursos.
Há cientistas que pensam que as baleias evoluíram a partir de um animal parecido aos felinos. Outros acreditam que foi a partir de um animal semelhante às hienas. Cientistas japoneses pensam que as baleias evoluíram a partir de animais parecidos aos hipopótamos baseando-se nas semelhanças no DNA.

Se a evolução das baleias é tão clara e se os fósseis de transição são tão abundantes, então porque é que os cientistas não estão de acordo sobre que tipo de animal terrestre evoluiu para uma baleia?

Veja o vídeo sobre a evolução das baleias:

(Infelizmente o vídeo já não está disponível)



4 comentário:

Diogo disse...

Meus caros,

Eu sou ateu e também não sou darwinista.

Logo, acredito na evolução mas não numa evolução por acaso. O vivo é inteligente, detecta mudanças no meio ambiente e planeia mudanças na sua própria estrutura para se adaptar a essas mudanças.

Só que um organismo já adulto não se consegue alterar. Daí, a reprodução que permite o surgimento de um novo organismo planeado pelo progenitor.

É por isso que as gerações anteriores morrem – para permitir uma adaptação contínua.

Esta é a minha tese. Se não concordam, façam o favor de dizer porquê.

Cumprimentos
Diogo

Anônimo disse...

Não concordo totalmente com sua afirmação "O vivo é inteligente, detecta
mudanças no meio ambiente e planeia mudanças na sua própria estrutura". A adaptação não envolve razão, mas sobrevivência. E a questão da aptidão nos seres vivos não pode ser dada por eventos randômicos, além disso, envolve o problema da abiogênese. A aptidão da primeira célula não se pode suceder por simples meios naturais e sem vida, a menos que a natureza segundo você mesmo diz, possui inteligência própria, uma certa "mágica". Logo seu ateísmo não tem base científica para acreditar que o ser vivo ganha aptidão por eventos aleatórios. Mais razoável considerar o Design Inteligente, não acha?

Héssed Martins disse...

Olá.

Caro, gosto muito do seu blog. Porém meu inglês é mediano e não consigo acompanhar todos os videos por ter linguagem dificil. Você não teria como avisar em cara post se aquele determinado video está em português? Assim polparia tempo de as pessoas abrindo o video e vendo que não tem legenda. Só uma sugestão. Como falei, sempre acompanho o blog

Anônimo disse...

Meus caros, aprendam o básico da ciência primeiro antes de fazer perguntas. Se vocês não sabem, a ciência vive é da dúvida, e não de certezas. O fato da ciência não saber qual foi o animal que deu origem às baleias não invalida absolutamente em nada a história evolutiva do grupo, que já é bem conhecida até. Não conhecer o animal, ainda, não significa que ele não exista e nem que as baleias não sejam seus descendentes. O que importa na ciência é como as baleias surgiram, em linhas gerais, e não exatamente o que aconteceu, coisa que ninguém jamais saberá.





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução