Home RSS

sábado, 1 de outubro de 2011

A Vida e a Informação

O excelente documentário "Programming of Life" aborda a questão da complexidade da vida e da informação que lhe é intrínseca:


3 tipos de informação usados em ciência:

  • Shanon - Dados que não requerem um significado
  • Funcional - Dados que requerem significado
  • Prescritiva - Informação que veicula instruções
Afinal como surgiu a complexidade da célula? Aminoácidos, proteínas, enzimas, DNA, RNA... Mitocôndrias, lisossomas, ribossomas, aparelho de Golgi...


Termos relacionados com a probabilidade:
  • Possível - quando a probabilidade é diferente de zero, o evento pode ocorrer
  • Provavél - quando a probabilidade é de pelo menos 50%
  • Impossível - quando a probabilidade de ocorrer é zero 
  • Impossibilidade operacional - quando a probabilidade não é diferente de zero mas é tão pequena que em termos práticos é considerada como sendo impossível

É citado o evolucionista George Wall que sobre a origem da vida diz:
"Apesar de percebermos a improbabilidade deste evento, ou de algum dos passos envolvidos, se dermos tempo suficiente, ele certamente que acontecerá pelo menos uma vez. O tempo é o herói. Se dermos tempo suficiente o impossível torna-se possível, o possível torna-se provável, o provável torna-se uma certeza. Apenas temos que esperar; o tempo ele próprio faz milagres."
Números para pensar:
  • Probabilidade de uma proteína se formar pela união ocasional de aminoácidos, sem a intervenção especializada de um ribossoma - 1 em 10^164
  • Qual a probabilidade de uma simples célula evoluir por processos naturais não direccionados - 1 em 10^340000000
  • Encontrar um grão de areia numa praia com o volume de milhões de galáxias - 1 em 10^96

A probabilidade da vida evoluir e reter a informação que precisa para se replicar é astronomicamente mais pequena do que qualquer coisa que se conheça. E isto para apenas um organismo. Pense no que seria preciso para milhões de organismos complexos terem evoluido por processos naturais não direccionados.

De acordo com a ciência da informação a probabilidade é tão pequena que tem que ser considerada como "Operacionalmente Impossível".

Se as observações e os dados contradizem a teoria que se está a testar a teoria deve ser modificada ou abandonada. Infelizmente parece que não é isso que está a acontecer com a teoria mais popular sobre as origens.



2 comentário:

Kensium disse...

Programming of life, really very different concept. And the document also excellent. Thanks for sharing. Its very interesting.

Business Process Outsourcing | Translation Services

D. L. Santos disse...

Os 'acasistas afirmam: 'Toda a realidade, é o resultado de puro acaso'. O problema, é que o o pessoal do 'Partido Acasista da Nomenklatura Científica', é desgraçadamente ruim em Lógica e Matemática...!! O 'acasismo' tornou-se uma religião...!





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução