Home RSS

sábado, 3 de março de 2012

Alfred Russel Wallace defendia o Design Inteligente


Um dos biólogos mais renomados do século XIX, Alfred Russel Wallace, partilha com Charles Darwin os créditos por desenvolver a teoria da evolução pela selecção natural. No entanto, uma parte da vida e carreira notáveis de Wallace foi completamente ignorada: o facto de ter sido adepto do design inteligente. "Darwin's Heretic" é um documentário de 21 minutos que explora a fascinante viagem intelectual de Wallace e como ela lança luz sobre os debates actuais. No documentário o Professor Michael Flannery da Universidade de Alabama, autor da aclamada biografia, "Alfred Russel Wallace: Uma Vida Redescoberta", fala sobre Wallace.

Existe uma mente
"Nas células minúsculas, no sangue, em toda a Terra, por todo o universo estelar, há uma direcção consciente e inteligente. Numa palavra, há mente." - Alfred Russel Wallace

O mistério da célula
"A célula não é uma mera partícula de protoplasma, mas uma estrutura organizada. o que temos que assumir neste caso não é meramente uma força mas algum agente que pode e que dirige, guia e coordena uma grande variedade de forças: mecânicas, químicas, vitais, suficientes para construir essa máquina infinitamente complexa, o organismo vivo, que não só se pode reparar a si mesmo como se pode também renovar, multiplicar-se, que tem a capacidade de se adaptar ao seu ambiente em constante mudança... Para fazer tudo isto o que é definitivamente preciso é uma mente." - Alfred Russel Wallace

Wallace disse isso numa altura em que muitos cientistas, incluindo os seguidores de Darwin, acreditavam que a célula era um saco de protoplasma.



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução