Home RSS

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ATP sintase - vídeo

Tem sido classificada como uma das maravilhas do mundo molecular. Uma surpreendente máquina à escala nanométrica.



A ATP sintase é uma micromolécula geradora de energia, de alta tecnologia, dentro das células do seu corpo.

Gera Adenosina Trifosfato (ATP), uma molécula energética que fornece combustivel que cada uma das células do seu corpo precisa para funcionar. Sem este combustivel as células deixavam de funcionar, e o mesmo aconteceria a você.

ATP sintase funciona como o rotor de um motor. É composta por 10 a 15 partes chamadas de "sub-unidades". O rotor gira transmitindo energia mecânica à cambota da máquina o que ajuda a produzir o ATP.

Esta cambota tem uma bomba com uma colocação especial que abre e fecha à medida que o veio de transmissão gira. Esta bomba abre subunidades  proteicas especiais na parte inferior da máquina.

Quando estas subunidades se abrem uma molécula de energia chamada de Adenosina Difosfato (ADP) entra na máquina.

O movimento mecânico faz com que a ADP se ligue a um grupo adicional de fosfato criando a molécula de energia ATP e o ATP difunde-se para o interior da célula pronta para forncer energia a alguma reacção bioquimica.

A máquina ATP sintase tem muitas partes que reconhecemos na tecnologia projectada pelos seres humanos: um rotor, um estator, uma cambota... e outros componentes básicos de um motor.

A ATP sintase é uma de milhares de máquinas elegantemente projectadas dentro das suas células, que fazem possivel a sua vida e a de todos os seres vivos.

ATP sintase, um exemplo de Design Inteligente.



3 comentário:

Louis C. Morelli disse...

Se fôr produto de Intelligent Design, essa inteligencia não precisou vir aqui criar essa engenharia. Se uma Supernatural Inteligencia criou isso, ela o fêz antes e alem do Universo, do Big Bang. Pois na Matrix/DNA Theory foi descoberto que essa engenharia, êsse motor, essa rotação e tipo de produção de energia existe no sistema astronomico ao qual a Terra pertence, e muito antes das origens da vida aqui. Vide no artigo "ATP Sintase: Como a Terra Copiou do Céu esta Extraordinária Engenharia!" em http://theuniversalmatrix.com/pt-br/artigos/?p=333 como foi é essa estrutura no céu e como foi copiada aqui na Terra, quimicamente. Acho que o Criacionismo está precisando devolver a Deus ( se podemos fazer alguma idéia do que será isso)a sua verdadeira grandeza e magnitude, um ser acima de muitos universos, muitas diferentes formas de vida em outros mundos, e com uma inteligencia que jamais poderíamos entender com êsse nosso pequenino e primitivo cérebro. É por essa recusa dos Criacionistas que os mais educados estão se tornando indevidamente ateus.

Cephey1 disse...

(sic) "É por essa recusa dos criacionistas que os mais educados estão ser tornando indevidamente ateus".

Errado. A Europa está cada vez mais islamica. Atualmente cerca de 30% dos europeus são muçulmanos e dentro de algumas décadas, se a tendencia não mudar, metada da europa será muçulmana. E isto não significa que os muçulmanos são mais educados que os outros.
Os ateus rejeitam a logica do design porque odeiam a possibilidade da existencia do criador, a quem, caso exista, todos prestarão contas. E isto para um neoateu é aterrorizante.

O Cabrito Politico disse...

Errado. Esta estatística tem o peso da Europa oriental, onde rola o analfabetismo e tem a invasão dos imigrantes. Nas universidades da Europa Ocidental o islamismo e' mais rejeitado que o catolicismo...





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução