Home RSS

terça-feira, 25 de setembro de 2007

CORAIS - Superespécies ??

Vi na TV um documentário sobre corais que me trouxe algo que eu ainda não tinha ouvido.

Esse documentário dizia que investigações recentes podem levar à redefinição do conceito de espécie.

Um recife pode ter centenas, senão milhares de espécies de acroporas*, que apresentam uma espetacular gama variada de cores e formas. Segundo aquele programa todas aquelas espécies acroporas teriam evoluido a partir de uma espécie de acropora inicial. Mas descobriram que as espécies que se julgavam independentes e distintas afinal costumam cruzar-se sexualmente originando hibridos férteis que apresentarão formas e cores novas diferentes das dos seus progenitores.

E foi aqui que eles introduziram o conceito de superespécie. Segundo eles as acroporas serão afinal uma superespécie. (acroporas - tipo de coral duro, apresentando ramificações, coral que normalmente está associado à construção do recife)
Dentro desta superespécie aquelas formas tão diferentes que antes se pensava serem espécies diferentes são apenas elementos da mesma superespécie com capacidade de se cruzarem entre si gerando novas formas que terão a capacidade de se entrecruzar novamente, and so on and so on...

Observando os peixes concluiram que o mesmo poderia estar a acontecer com as espécies tão variadas de bodiões, alguns bem especializados, que habitam as zonas de recife. Segundo eles também os bodiões poderiam ser afinal uma superespécie à semelhança das acroporas.


FOTOS de acroporas


Aqui fica uma pequena amostra da deslumbrante variedade de formas e cores das acroporas, seres que afinal poderão ser todos da mesma superespécie:
Foto 1; Foto 2; Foto 3; Foto 4; Foto 5; Foto 6



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução