Home RSS

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Biologia substitui Tecnologia Humana

A Biologia Substitui a Tecnologia, os Cientistas Planeiam Usar Mecanismos Flagelares Para Pôr Nano-Robôs em Funcionamento

nanorobôs, nanobotsA tecnologia anseia frequentemente imitar a biologia. Mas às vezes os engenheiros descobrem que a própria biologia é um substituto superior à nossa melhor tecnologia. Isso pode estar a acontecer cada vez mais com a nano-tecnologia, tal como relata a MSNBC ao dizer que o "[f]lagelo tem potencial para fornecer locomoção… para enviar nano-robôs futuros ou outros micro-dispositivos médicos para percorrerem o interior do corpo humano." De acordo com o artigo, os engenheiros descobriram que um mecanismo útil para transportar a ATP, uma molécula-energia da biologia, encontra-se dentro do sistema de transporte de energia que funciona nos cílios do esperma (cílios também são por vezes chamados flagelos, como é o caso neste artigo da MSNBC). O artigo relata que há planos para integrar outros componentes da biologia em dispositivos nano-biomédicos.

A integração da biologia na nano-tecnologia humana levanta um cenário hipotético interessante: E se um dia a nano-tecnologia humana se tornar tão sofisticada que ela possa ser integrada no DNA de um organismo, e tornar-se parte dos sistemas auto-replicantes dos organismos vivos? (Isto seria semelhante ao Borg, da famosa Star Trek) Em seguida, suponhamos que os seres humanos morrem todos, mas mais tarde cientistas alienígenas descobrem nano-biotecnologia concebida por humanos que existe livremente dentro dos organismos vivos que ainda restam na Terra. É claro que esses sistemas nano-biotecnológicos não evoluíram, foram concebidos. Deveriam esses cientistas alienígenas ser impedidos de fazer uma inferência de design?


Em todo o caso, parece que a tecnologia-humana está agora a chegar ao ponto de partida: O primeiro dispositivo de motorização foi o flagelo bacteriano e, em seguida, veio o cílio eucariótico. Muito mais tarde, chegaram os humanos e os humanos inventaram o dispositivo de motorização utilizando motores rotativos - antes que eles tivessem qualquer conhecimento do dos motores rotativos flagelares. Então os humanos descobriram o flagelo biológico e constataram que ele tem um design surpreendentemente semelhante ao motor inventado pelos humanos.


flagelo bacteriano, flagellumMas agora pesquisadores biomédicos estão a abandonar a tecnologia humana, percebendo que os mecanismos biológicos são mais adequadas para a propulsão da nano-tecnologia humana do que é a própria tecnologia humana. Parece-me evidente para mim que o paradigma do design inteligente irá orientar este tipo de investigação muito melhor do que um paradigma Darwinista o faria.

Se você fôr um darwinista cuja cabeça está a andar à roda, você pode achar útil repetir a seguinte frase de Francis Crick:

"Os biólogos não se devem esquecer que o que vêem não foi projectado, mas que em vez disso evoluiu."

"Os biólogos não se devem esquecer que o que vêem não foi projectado, mas que em vez disso evoluiu."

"Os biólogos não se devem esquecer que ..."

(Por Casey Luskin)



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução