Home RSS

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Behe x Dress

Michael Behe William DressUm artigo no The Times intitulado Professores discutem design inteligente vs. evolução mostra entrevistas com Michael Behe e William Dress, professor assistente de ciência que ensina biologia na Universidade Robert Morris. Os pontos de vista de um e de outro contrastam. Vejam alguns trechos:

The Times: Quais são os desafios mais importantes para a teoria da evolução?

Behe: O desafio mais importante para a teoria da evolução é a complexidade da vida. Nos dias de Darwin, os cientistas pensavam que todos os componentes básicos da vida seriam simples. Mas isso revelou ser o contrário daquilo que observamos. Mesmo na sua componente mais ínfima, a vida é complicada e funcional, como um chip de computador, e não é fácil para a teoria de Darwin explicar isso.

Uma teoria, com base em mudanças incrementais, não produziu explicações plausíveis de como a vida surgiu. Mais:
The Times: Como você responde à seguinte citação?

O Design Inteligente é "essencialmente uma proposição religiosa. Eu vejo-a como uma reformulação de um velho argumento teológico para a existência de Deus. "- John F. Haught, um professor de teologia da Georgetown University testemunhando em 2005 num julgamento sobre se a teoria do design inteligente podia ser incorporada no currículo da escola de ciência pública como uma alternativa à evolução.

Behe: Todas as teorias científicas que tentam explicar de onde provém o universo ou a vida terão implicações filosóficas e teológicas. A Teoria do Big Bang tem essas implicações. A teoria de Darwin tem implicações filosóficas e teológicas. Não há nenhuma razão para o Design Inteligente não ter essas implicações. Se a ciência pode trazer evidências que parecem apontar contra a existência de um Deus, então a ciência pode trazer evidências que apontem para a existência de um Deus ".

Será que John Haught faz objecções aos comentários sobre religião quando eles vêm de Dawkins ou de PZ Meyers ou é apenas um problema com os proponentes do DI? Uma pergunta para o Dress:
The Times: Como você responde à seguinte citação?

"O mais bonito sistema do sol, planetas e cometas, só poderia proceder do domínio de um Ser inteligente e poderoso." - Isaac Newton, em "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica" (princípios matemáticos da filosofia natural).

Dress: Penso que nesta citação, Isaac Newton estava provavelmente a falar sobre as suas crenças. Penso que um dos grandes problemas com este debate é que as pessoas vêem-no como dois lados - que ou você compreende e aceita os conceitos de evolução, ou você acredita em Deus e na criação e que os dois não podem ser compatíveis. Para mim esta citação diz que se podem fazer as duas coisas.

A evolução lida com ciência, e isso não tem nada a ver com a fé ou com o que você acredita. Penso que a citação de Isaac Newton, que é um dos cientistas proeminentes de toda a história, ilustra isso. Ele foi um grande cientista, mas ele claramente também tinha as suas convicções

Dress começou com o pé direito, mas acredita que os dados apontam necessariamente para explicações não-teleológicas da vida e do universo. Essa é a crença dele.

(por Bradford)



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução