Home RSS

terça-feira, 29 de julho de 2008

A origem das plantas carnívoras

Drosera capensisNão me parece que o artigo da Nature Encyclopedia of Life Sciences de Wolf-Ekkehard Loennig e Heinz-Albert Becker sobre as plantas carnívoras tenha recebido a atenção que merecia. A secção sobre a origem das plantas carnívoras (páginas 5-6) discute não só os exemplos espectaculares de complexidade irredutível que podem ser observados nestas plantas, mas também a questão da "convergência evolutiva". Apesar de as semelhanças entre espécies do mesmo ramo da "arvore" evolutiva poderem sugerir ascendência comum, as semelhanças também surgem frequentemente de forma independente em ramos separados, onde elas são melhor explicadas pelo design comum do que pela ascendência comum. Loennig e Becker destacam que "a dieta carnívora nas plantas deve ter surgido várias vezes independentemente umas das outras… os jarros poderão ter surgido sete vezes separadamente, armadilhas adesivas, pelo menos quatro vezes, as armadilhas dotadas de movimento duas vezes e as armadilhas de sucção possivelmente também duas vezes."

Eu usei uma dessas plantas carnívoras como um exemplo de complexidade irredutível já em 1985, num apêndice do meu primeiro livro. Estas armadilhas elaboradas não têm qualquer função concebível até que sejam quase perfeitas, até que sejam capazes de capturar e digerir insectos, e os autores ressaltam que até mesmo o funcionamento das armadilhas são de duvidosa vantagem para a sobrevivência das plantas - elas parecem prosperar mesmo sem capturarem nada. A ideia de que a luta pela sobrevivência poderia ter conduzido a construção destas armadilhas é, para dizer o mínimo, absurda.

Vejam nas seguintes FOTOS os diferentes mecanismos de captura das plantas carnívoras:

NepenthaceaeDrosera capensisDionaea muscipula
Utricularia

e vejam o mecanismo mais espectacular em acção, será que a lagarta se consegue libertar das garras da planta?:



(texto a azul, por Granville Sewell)




1 comentário:

Anna flavia disse...

legal eu sou a anna flavia tenho 9 anos e gosto muinto de ciencias e no momento estou estudando plantas carnivoras . Otema e muito legal beijoooooossss a todos





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução