Home RSS

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Galáxias Distantes Confundem Cientistas

Rachel Courtland na New Scientist relata que "As galáxias em expansão confundem os astrónomos" (19 agosto 2008).

far-off galaxies galaxias distantesAstrónomos continuam a ficar intrigados com a recente descoberta de uma população estranha de galáxias densas e compactas que existiram no início do universo, mas que não é possível ver hoje em lado nenhum. Eles suspeitam que as galáxias de alguma forma se expandiram para as dimensões gigantes que vemos à nossa volta, mas novas pesquisas encurtam o tempo durante o qual esta misteriosa expansão poderia ter acontecido.

O problema parece ser o facto de que ninguém sabe como elas poderiam ter-se expandido tão rapidamente como parece ter acontecido.

Várias explicações foram propostas para explicar porque as galáxias que nos são mais próximas estão "expandidas" em comparação com aquelas outras compactas dos confins do universo, mas nenhuma explicação consegue explicar todas as observações.

Isso realmente soa promissor. Vamos esperar por novas descobertas sobre o nosso universo que certamente se seguirão.

Os astrónomos assumem que o universo aumentou em espaço, bem como em tempo, desde o Big Bang, e de que nada viaja mais rápido do que luz. Por isso, a luz que agora nos chega a partir daquelas galáxias distantes começou a viajem lá há 10 biliões de anos atrás, cerca de 3,7 milhões de anos após o Big Bang. Isso significa que nós estamos a olhar para elas como elas eram naquela altura, e não como são agora. Por isso, se observamos que uma galáxia era muito compacta, isso significa que ela era muito compacta naquela época. Mas agora ela podem até nem existir mais.

Isto poderia soar estranho para nós, nestes dias de mensagens instantâneas, mas ironicamente os nossos antepassados poderiam compreender melhor do que nós. Séculos atrás, levava até um ano para receber uma carta da Índia ou da China. Portanto, você podia estar a ouvir noticias de uma pessoa que entretanto já tinha morrido, (mas você talvez não soubesse disso até meses ou anos depois). A astronomia dos confins do nosso universo ainda é assim. E a menos que alguém invente viagens mais rápidas do que a luz, será sempre assim.

Então, a pergunta é, partindo do princípio de que o universo é basicamente igual em todas as direcções (sim, isso é outro pressuposto que os astrónomos fazem), a questão é, o que aconteceu com as galáxias compactas à nossa volta, e como é que isso aconteceu?

Aqui fica o resumo.

(Nota: A imagem é da NASA ESA Hubble, para ver galáxias de 13 biliões de anos-luz de distância.)

(por O'Neil)



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução