Home RSS

terça-feira, 26 de agosto de 2008

A singularidade do nosso sistema solar

Planetary System SolarContinuamos a descobrir e a classificar sistemas planetários que estão para além do nosso próprio sistema solar. Esses esforços podem conduzir à descoberta de formações exóticas. Sistemas solares como o nosso são mais raros do que pensávamos contém este parágrafo:

Os astrónomos, para sua evidente satisfação, já descobriram cerca de 250 sistemas planetários além do nosso próprio sistema, muitos deles com características curiosas. Em particular, a descoberta de vários "hot Jupiters" gigantes de gás que orbitam perto das estrelas mãe, desafiam as nossas teorias de formação dos planetas. O raciocínio é que gigantes de gás só se poderiam formar longe das estrelas porque o gás e a poeira simplesmente são soprados para longe das regiões interiores.

Os dados recolhidos a partir do estudo de outros sistemas solares podem influenciar as teorias sobre o modo como o nosso sistema solar se formou. Outra citação:

Mas os dados também tem implicações para nós. Um gigante de gás migrante varre tudo no seu caminho, e isso significa que sistemas solares como o nosso são provavelmente muito raros.

Como Thommes e os amigos dizem: "Tudo isto nos leva a prever que, dentro do conjunto diversificado de sistemas planetários, os que lembram o nosso próprio sistema são a excepção e não a regra."

Paradigmas mudam com o tempo. O paradigma que avançava com a crença de que habitamos um sistema solar que não é muito especial, e que tem uma estrela ordinária, está a ser contestado. Quão Especial é o Sistema Solar? Vamos ver.

Com as evidências de que dispomos até à data, o nosso sistema solar poderia ser radicalmente diferente da maioria dos sistemas planetários que se encontram em torno de estrelas, porque se formou de uma forma diferente. Se for esse o caso, planetas como a Terra serão muito raros. Depois de examinar as características de cerca de 100 sistemas planetários extrasolares conhecidos e depois de avaliar as duas formas como os planetas se podem formar, o Dr. Martin Beer e o Professor Andrew King da Universidade de Leicester, o Dr. Mario Livio do Space Telescope Science Institute e o Dr. Jim Pringle da Universidade de Cambridge, avançam com a possibilidade de que o nosso sistema solar é especial, num artigo que será publicado no Monthly Notices da Royal Society Astronómico.

O Design Inteligente tem uma componente cosmológica. Se o surgimento da vida é um acontecimento invulgar no nosso universo, a formação de sistemas solares, com planetas com condições semelhantes à Terra, poderá ser ainda mais rara.

(por Bradford)




0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução