Home RSS

domingo, 3 de janeiro de 2010

Livro "The Altenberg 16", Lançamento para Fevereiro

Este livro lança um olhar sobre a rivalidade qu existe hoje na ciência em torno das tentativas para descobrir o processo fugaz da evolução. De um lado estão os fiéis seguidores da teoria há muito estabelecida da selecção natural, promulgada por Charles Darwin há mais de 150 anos atrás. Esta teoria da "sobrevivência dos mais aptos", segundo a autora Suzan Mazur, já não é a pedra angular científica da biologia e tem sido contestada desde há décadas. Do outro lado estão aqueles adversários que pretendem orientar a ciência evolutiva numa direcção mais honesta e cientificamente mais rigorosa. No entanto, a teoria darwiniana tornou-se uma marca política poderosa que é difícil derrubar por causa do dinheiro e do poder a ela associada.

O The Altenberg 16 é sobre um grupo de cientistas da evolução que se reuniram em 2008 na Áustria, para discutir e tentar dizer a verdade sobre esta "marca". Será que eles e seus resultados nos vão ajudar a livrar da mentalidade da selecção natural da "sobrevivência do mais apto" que tem atormentado a civilização há um século e meio, agora que é visível que a selecção natural é no essencial uma marca política? É quase garantido que o debate e a disputa vai continuar no futuro próximo.


Alguns dos maiores nomes da ciência evolutiva e áreas afins são entrevistados e os seus perfis são descritos por Mazur. Entre esses nomes estão incluídos Richard Lewontin (Harvard University), Robert Hazen (Carnegie Institution), Richard Dawkins (autor bestselling), Stuart Newman (New York Medical College), Lynn Margulis (Universidade de Massachusetts e da Universidade de Oxford), Noam Chomsky (MIT), e muitos outros de todo o mundo.

Da introdução:

"A ciência evolucionária é tanto sobre postura, discurso de vendedor, obstrução e intimidação continuada como é sobre verdadeira teoria científica. É um discurso social, envolvendo hipóteses de complexidade desconcertante com os cientistas, os destinatários das maiores bolsas entre quaisquer intelectuais, a assumir o poder dos políticos enquanto se envolvem em lançamento de tartes e xingamentos: 'básico','maluco marxista',' criacionista secular','filósofo'(um cientista que já não consegue obter bolsas),' charlatão ','louco'. . .

"Em suma, é uma busca moderna do Santo Graal, mas com poucos cavaleiros. Em tempos que apelam para a visão científica, a investigação científica tem sido refém de uma indústria de ganância, com livros sobre evolução vendidos como banha da cobra numa feira."

(por William Dembski)


Comprar o livro?

      
Ao comprar o The Altenberg 16...



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução