Home RSS

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

História Darwiniana pode estar radicalmente errada

Fodor diz sobre o Darwinismo: "Podemos ver, mesmo sem Deus, como esta história Darwiniana pode revelar afinal estar radicalmente errada".
Jerry Fodor e Massimo Piattelli-Palmarini não estão a fazer muitos amigos entre os evolucionistas com o novo livro deles intitulado "What Darwin Got Wrong" [Em que é que Darwin Errou]. A revista Salon publicou uma entrevista com Fodor em que ele diz algumas coisas interessantes sobre os ataques que ele recebeu online, sobre se ele está a fornecer ajuda e apoio à comunidade do Design Inteligente, e sobre o que ele pensa que está errado com a moderna teoria evolucionária.

Como você explica no livro, um dos problemas com o Darwinismo é que Darwin inventa explicações para algo que aconteceu há muito tempo atrás, ao longo de um vasto período de tempo. Isso não é similar ao criacionismo?

O Criacionismo não é a única doutrina que tem muito a ver com explicações post-hoc. O darwinismo também tem. Se uma criatura desenvolve a capacidade de tecer uma teia, você pode contar uma história a explicar porque tecer uma teia era uma coisa boa no contexto da evolução. É por isso que você deve suspeitar tanto do Darwinismo quanto do Criacionismo. Eles têm a consequência espuria em comum. E isso deve ser suficiente para deixar alguém preocupado com qualquer um dos relatos.

Leia a entrevista completa na Salon.com.

(por Robert Crowther)

Comprar o livro?

      
Ao comprar o What Darwin Got Wrong...



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução