Home RSS

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Tecidos moles de dinossauros - Reportagem da CBS

Já aqui falámos várias vezes sobre a descoberta de tecidos de dinossauros que ainda apresentavam elasticidade. Entretanto foram escritos vários artigos científicos a relatar estas descobertas. As descobertas de tecidos moles de dinossauros foram publicadas na Nature, na Science, PNAS, PLoS One, Procceddings of the Royal Society, Bone, no Journal of Vertebrate Plaeontology, etc.

Também foi feita uma reportagem no famoso programa CBS 60 minutes :


(se precisar ative as legendas, depois clique em "Traduzir automaticamente" e selecione "português")

O material biológico apresentado no vídeo foi encontrado em camadas onde existem fósseis de dinossauros. Em ossos com idades de dezenas de milhões de anos, foram encontrados vasos sanguíneos flexíveis e transparentes, glóbulos vermelhos, várias proteínas incluindo a tubulina que compõe os microtúbulos, o colágeno, a actina que é componente do citoesqueleto, e hemoglobina, osteócitos, histonas que são proteínas relacionadas com o DNA e fortes evidências da existência de DNA.

Os tecidos moles foram encontrados em material de hadrossauro, titanossauro, ornitomimosauro (dinossauros tipo avestruz), mosassauro, tricerátopos, lufengossauro, T. rex e archaeopteryx.

Aqui a versão completa da reportagem:



E aqui um outro vídeo com uma abordagem mais criacionista para quem a descoberta dos tecidos moles de dinossauro são uma prova de que a Terra é muito mais recente e que a Teoria da Evolução está errada. O que é interessante é a reação de vários cientistas quando confrontados com a descoberta dos tecidos moles:


(se precisar ative as legendas, depois clique em "Traduzir automaticamente" e selecione "português")

O que se passa afinal? Será que é necessário rever toda a cronologia da vida na Terra, ou será que ao contrário daquilo que se pensava os tecidos moles podem ser preservados por mais de 60 milhões de anos?

Outros posts sobre tecidos moles de dinossauros:

Tecidos Moles preservados num fóssil de dinossauro bico de pato
Mais fotos dos tecidos moles de dinossauro preservados
T - REX - encontrados tecidos moles ?
Colágeno e sangue degradado num osso de um hadrossauro
T. rex - descobertas espectaculares - mensagem errada



4 comentário:

Vania disse...

Isso é inacreditável. Qualquer dia encontram DNA conservado e ainda vamos ver dinossauros vivos a serem criados por alguma avestruz!

Anônimo disse...

Tecidos moles num osso com 80 milhões? No inicio a cientista nem queria contar a ninguém. Quando divulgou o que tinha descoberto foi ridicularizada. Mas parece que afinal é verdade mesmo.

Roberto L disse...

Vasos sanguíneos flexíveis? Depois disso o filme Parque Jurássico já nem parece tanta ficção assim…

Hélder Bravo disse...

O homem diz que tem a certeza que a ciência vai conseguir criar uma dino-galinha com cauda e dentes nos próximos 5 anos. LOL





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução