Home RSS

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Debate na Inglaterra

O Professor Andy McIntosh, um especialista em termodinâmica, provocou a ira do Professor Richard Dawkins ao realçar os problemas de termodinâmica que teriam que ser ultrapassados se o mundo vivo tivesse aparecido por processos naturais indiretos.

A discussão entre eles começou num debate ao vivo no programa Sunday Sequence da BBC Northern Ireland, a 10 de Dezembro do ano passado. Quando o assunto da termodinâmica foi trazido pelo Professor McIntosh, a resposta imediata do Professor Dawkins foi lançar um ataque pessoal. Nos últimos minutos do programa ele teve em conta os protestos da audiência do estudio e começou uma resposta cientifica. Mas a esta altura já não havia tempo para qualquer um dos lados desenvolver o seu argumento.

O debate foi continuado por Richard Dawkins numa coluna do Guardian e no seu site pessoal. Andy McIntosh respondeu no blog da Sunday Sequence. O fundamental do problema, segundo o Prof McIntosh é este:

"Os principios de termodinâmica mesmo em sistemas abertos não permite que seja alcançada uma nova função usando niveis de energia livre aumentados sem nova maquinaria. E novas máquinas não surgem apenas por simplesmente adicionar energia a máquinas existentes.

E esta tese é falseável. Se alguém pegasse numa máquina quimica existente e produzisse uma máquina quimica diferente que não estivesse lá antes (tanto como uma sub parte ou codificada na forma latente para isso no DNA) então este argumento teria sido falseado."

_______

Mais debates na Inglaterra:

O ensino do design inteligente foi debatido no passado dia 22 de janeiro no programa "Heaven and Earth Show" na "BBC One".

"O Dr Alastair Noble explicou:
- O design inteligente não é uma ideia nova: tem estado por aí há milénios. Já vem do tempo dos Gregos e é de facto a ideia que vivemos num universo projectado.
- As constantes no universo estão muito bem ajustadas para tornar a vida possivel: isso dá a ideia de ser projectado.
- Os seres vivos têm sistemas muito complexos que os permitem funcionar: isso dá a ideia de ser projectado.
- Mas acima de tudo a informação codificada no DNA dá a ideia de ter sido projectada."


_______

Dois professores debateram a seguinte preposição na "Royal Holloway University of London":

"O Design Inteligente e a Evolução têm o mesmo estatuto como teorias ciêntificas"

Steve Fuller, falou a favor da proposição, é professor de sociologia na "Warwick University". É um filósofo da ciência, fundador do programa de pesquisa da epistemologia social, e autor de 11 livros.

Lewis Wolpert, falou contra a proposição, é professor emerito de biologia e medicina aplicada.

A abertura do debate pode ser vista aqui .

_______

Deve o Design Inteligente fazer parte do ensino cientifico ?

Uma alternativa à teoria da evolução de Drawin causou controvérsia.
por Sam Lister, Liverpool Daily Post

Uma prestigiada escola da cidade foi criticada a semana passada depois de um dos seus professores de ciência ter admitido que ia mostrar aos seus alunos DVDs que defendem que um "ser superior" criou a Terra.
[...]

NÃO: Brian Christian, director da "Liverpool College"

"Truth in Science" não é verdade e não é ciência

Eu estou intrigado pela posição tomada pelos protagonistas da "Truth in Science", e estive certamente interessado em ler os materiais publicitados às escolas no seu pack de informação. Intrigado e interessado, mas longe de estar convencido.
[...]

SIM: Dr Richard Buggs está no Painel cientifico da "Truth in Science"

Uma dedução lógica, bem firme no mundo da ciência

AMBAS, o design inteligente e a evolução de Darwin, deviam ser ensinadas nas lições de ciência das escolas. Este é um importante debate, e as crianças devem aprender sobre ele.

O design inteligente diz que nós podemos identificar coisas que precisavam de ter uma mente inteligente envolvida na sua origem. Por exemplo, é obvio para todos nós que alguém projectou o Stonehenge. A disposição das pedras é suficientemente elaborada e organisada para nós logicamente inferir isto.

A mesma lógica se aplica ao mundo vivo. Quando olhamos para o interior da célula, encontramos uma fábrica microscópica: minusculas máquinas e linhas de produção, DNA contendo gigabites de informação codificada, portais com mecanismos para regularem o que pode passar para dentro e para fora. Todas as células mostram uma complexidade que é tão altamente organisada que é lógico inferir Design.
[...]



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução