Home RSS

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Explorando a Evolução

Finalmente!! Um livro escolar cientificamente rigoroso sobre a evolução!

Eis o primeiro livro didático a apresentar a evidência científica a favor e contra os aspectos principais da teoria de Darwin. O livro é Explore Evolution: The Arguments For and Against Neo-Darwinism (Hill House Publishers Ltd., Melbourne and London, 2007).

"É triste que a maior parte dos livros didáticos de biologia que estão hoje em uso são omissos e fazem um trabalho muito pobre no que toca a explicar a evolução", disse Dr. John West."O Explore Evolution vai melhorar o ensino da teoria da evolução fornecendo aos professores e alunos mais informações sobre a evolução que hoje eles não encontram em qualquer outro livro didático do mesmo nível". West é Director Associado do Centro Institucional para a Ciência e Cultura.

O Explore Evolution promove a aprendizagem baseada no desenvolvimento de capacidades de pesquisar, encoraja os alunos a participarem no processo da descoberta, deliberação, e argumentação que os cientistas usam na elaboração de suas teorias.

"O livro Explore Evolution, traz para a sala de aula muitas informações de debates que são regularmente levantados pelos cientistas nas publicações científicas", destacou a analista de politicas do ensino de ciência Casey Luskin, M.S., J.D. "A exposição a estes debates reais do mundo científico tornarão o ensino da evolução mais interessante para os alunos, e vai treiná-los a serem melhores cientistas ao encorajá-los a praticar no dia-a-dia o tipo de pensamento crítico e análises que formam o núcleo da ciência."

O livro tem cinco autores − dois professores de Biologia de universidade estadual americana, dois filósofos da ciência e um autor de currículo de ciência. O livro Explore Evolution foi revisto por pares por professores de faculdade de Biologia em universidades americanas públicas e privadas. O livro-texto foi testado em aulas do ensino médio e do ensino superior.

O Explore Evolution considera cinco áreas de Biologia que são tipicamente vistas como confirmando a moderna teoria da evolução: a sucessão de fósseis, homologia anatômica, embriologia anatômica, seleção natural, e mutação. Para cada área de estudo o Explore Evolution explica a evidência e os argumentos usados para apoiar a teoria de Darwin, e depois examina a evidência e os argumentos que levam alguns cientistas a questionar a adequação das explicações darwinistas. Cada seção conclui com uma seção chamada Further Debate [Mais debate] que explora o estado atual da discussão.

O livro-texto Explore Evolution é indicado especialmente para:

• Professores do ensino médio que desejam aprofundar seu entendimento das evidências a favor e contra a teoria moderna da evolução, e queiram incorporar a abordagem de aprendizagem de pesquisa no ensino da evolução.
• Professores universitários que ensinam Biologia 101 ou Evolução 101 ou cursos gerais de Biologia evolutiva.
• Pais que desejam suplementar e enriquecer a instrução de seus filhos sobre a evolução biológica e a preparação para os estudos universitários.
• Adultos interessados que desejam se informar a respeito dos debates científicos sobre aspectos importantes da teoria moderna da evolução.

Como ainda não existe uma tradução em português, recomenda-se a visita ao site do livro-texto http://www.exploreevolution.com , onde você encontrará a introdução do livro didático, índice, informações sobre os autores, bem como exemplos de páginas do livro.


_______


Explore Evolution - assunto de capa na "WORLD Magazine"

Foi história de capa no "WORLD Magazine" o ensino da controvérsia tendo dado enfoque sobretudo ao Explore Evolution, o novo livro didático, que ensina tanto os pontos fortes como as fraquezas da teoria de Darwin. O artigo tem uma entrevista com o Dr.John West, membro senior do Discovery, junto com Doug Cowan, um professor de biologia do secundário que planeia incorporar o livro didático no seu curriculum no próximo ano.

De acordo com o artigo:

Este outono, o veterano do ensino de 34 anos vai reestruturar a sua apresentação imparcial através de um novo livro didático do Discovery Institute de Seattle. Explore Evolution: The Arguments for and Against Neo-Darwinism (Hill House Publishers, 2007) não se dedica a teorias alternativas das origens mas apresenta sucintamente os pontos fortes e as fraquezas científicas dos elementos mais críticos do Darwinismo. “Facilitou bastante o meu trabalho,” disse Cowan.

O artigo elogia o Explore Evolution por "ensinar de forma concisa a controvérsia do paradigma que o Discovery Institute tem advogado desde a maior parte da década passada.”

O autor Mark Bergin continua para citar o director associado da CSC, John West, dizendo:

“A política que nós tinhamos recomendado tornou-se precisamente a abordagem consensual que dissemos que seria. Ela reduz o nível de decibeis; não se é processado; obtém-se uma melhor educação; e os Darwinistas não têm ponta por onde pegar.”

SITE do Explore Evolution:
http://www.exploreevolution.com/

Comprar o livro?

Ao comprar o Explore Evolution...



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução