Home RSS

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Predições falhadas de Darwin, Parte 1

A evolução acontece, e daí?!

macacos astronautasA PBS confiantemente nos diz que a "evolução acontece". Mas será que isso interessa? Mesmo os críticos científicos de Darwin concordam que a evolução acontece. A PBS está a introduzir o equivoco na discussão ao falhar em definir com clareza a "evolução".

Alguns usam a palavra “evolução” para se referirem a algo tão simples como mudanças mínimas dentro das espécies individuais ocorrendo ao longo de períodos curtos de tempo (Evolução #1). Outros usam esta mesma palavra para significar algo de alcance muito mais amplo, como para afirmar que todos os seres vivos descendem de um único ancestral comum (Evolução #2), ou para afirmar que a selecção natural tem o poder de produzir toda a complexidade da vida (Evolução #3). Usada de uma maneira, a “evolução” não é um assunto controverso (i.e. Evolução #1), mas usada de outra maneira, aí sim, é fortemente debatida (i.e. Evolução #2 ou Evolução #3). Usada de forma equivocada o termo “evolução” é demasiado impreciso para ser útil num debate científico.


Quando você ler ou ouvir a palavra “evolução”, pergunte-se a si próprio: “Qual das três definições está sendo usada?”


Os actuais críticos do neodarwinismo geralmente dedicam a sua atenção à Evolução #2 ou à Evolução #3. Mas a discussão fica confusa quando os darwinistas pegam na evidência da Evolução #1, e tentam fazer com que ela pareça apoiar a Evolução #2 ou a Evolução #3. Os proponentes do darwinismo, incluindo a PBS, habitualmente puxam desta "Troca-Isca" usando as evidências de mudanças de pequena escala, como as mudanças nos tamanhos dos bicos de aves (Evolução #1), e depois extrapolando esta modesta evidência para alegarem que ela prova as alegações maiores de Darwin (Evolução #2 ou Evolução #3).


Parte do texto acima foi adaptado do novo livro Explore Evolution.

[Nota do Editor: Este é o slide 1 de uma série de 14 slides disponiveis em JudgingPBS.com, um novo website que mostra as "Predições de Darwin que falharam", em resposta ao material online do documentário da PBS-NOVA chamado "Dia do Juízo: Design Inteligente no banco dos réus"]

(por Casey Luskin)



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução