Já escrevi uma extensa resposta à brochura anti-DI "Ciência, Evolução, e Criacionismo" da National Academy of Sciences (NAS) . A resposta completa, Os Factos sobre o Design Inteligente: Uma Resposta ao "Ciência, Evolução, e Criacionismo" da National Academy of Sciences (NAS) pode ser lida online aqui ou fazendo o download aqui no formato PDF. É permitida a livre reprodução deste documento para uso educacional.
O documento é longo, e está em inglês (tradução do google aqui), aqui fica a tradução do indice do conteúdo, e da conclusão:
- Introdução
- A NAS sobrevaloriza a importância ciêntifica da evolução
- A NAS, de forma nada ciêntifica, eleva a evolução ao estatuto de dogma inquestionável
- A NAS distorce os factos sobre o estado da investigação em relação à origem da vida
- A NAS distorce a natureza do registo fóssil
- A NAS distorce as evidências para um ancestral comum universal
- A NAS distorce a verdade relativamente à evolução humana
- A NAS distorce a complexidade irredutivel e o flagelo bacteriano
- A NAS distoce a natureza do Design Inteligente.
- A NAS adopta a abordagem de "Se o Juiz Judge Jones disse, eu acredito" em relação ao Design Inteligente
- Conclusão: A NAS desvaloriza os argumentos científicos a favor do Design Inteligente.
A NAS afirma que "nenhuma evidência científica é favorável" ao design inteligente e que o design inteligente "rejeita descobertas e métodos científicos" uma vez que espera que o público confie nos seus pronunciamentos, em vez de olhar para as evidências. Pelo contrário, cada secção desta refutação é sobre evidências científicas favoráveis ao design inteligente e que desafiam a evolução. Estas evidências - que a NAS ignora amplamente - vêm de vários domínios, tais como bioquímica, paleontologia, genética, sistemática, antropologia, e teoria da informação.
A brochura "Ciência, Evolução, e Criacionismo" da NAS não irá reduzir o ceticismo do público em relação à evolução porque nenhum pronunciamento ou decreto da NAS pode mudar os factos da ciência. Para aqueles que estão dispostos a investigar os factos deste assunto por si próprios e não se deixam levar em adesões cegas aos pronunciamentos de autoridades científicas, parece claro que uma dissidência científica legítima ao Neo-darwinismo, é possível. Infelizmente, se os educadores de ciência seguirem a abordagem da NAS, a educação científica tornar-se-á uma doutrinação da ciência. Talvez no que diz respeito à evolução, seja exatamente isso o que a NAS deseja.
Se preferir pode ver uma versão completa do documento em português, neste link com a TRADUÇÃO do Google
(Texto a azul, por Casey Luskin)
0 comentário:
Postar um comentário