Os polvos adivinham o futuro? - clique para saberO nautilus, que se assume ser um exemplo vivo dos ancestrais do polvo e da lula, não tem as estruturas cerebrais destes animais, no entanto parece ter memória, tanto de curto como de longo prazo:
Treinando o Nautilus pompilus a associar o cheiro de comida com uma luz azul, os cefalópodes acabam por aprender a responder a um flash de luz azul, estendendo seus tentáculos. Então, os cientistas testaram as memórias dos cefalópodes com um flash de luz aos 3min, 30min, 1h, 6h, 12h e 24h após o treino. Por incrível que pareça, o Nautilus lembrou-se do seu treino até uma hora depois, após o que a memória se perdia, mas a memória voltava 6h depois, durando até 24h. O Nautilus tem memória tanto de curto como de longo prazo, tal como os cefalópodes modernos, apesar de não terem as mesmas estruturas cerebrais.
(A Companhia de Biólogos (2008, junho 1). Fósseis vivos Têm Memória de Curto e de Longo Prazo Apesar de lhes Faltarem as Estruturas Cerebrais dos Cefalópodes Modernos. ScienceDaily, 3 de junho de 2008.

(por O'Leary)
0 comentário:
Postar um comentário