Home RSS

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Cladogramas evolucionistas são ciência ?

Cladogramas: Reconstruir a história da evolução depende dos pressupostos de partida

life tree cladograms cladistics cladogramas cladisticaO físico britânico David Tyler fala sobre um recente artigo de L. Vogt na revista Cladistics que explica que as tentativas de construir uma árvore da vida não são geralmente falseáveis:

Pondo numa linguagem mais popular, os que trabalham com a cladística têm adoptado uma série de raciocínios para justificarem a atribuição de peso e crédito às suas árvores evolutivas, mas esses raciocínios não sobrevivem a uma análise crítica se o teste for o critério de demarcação de Popper para a ciência.

[... ]
Os debates no seio dos círculos evolucionistas são quase sempre sobre detalhes: as questões mais abrangentes não são debatidas porque elas têm um estatuto axiomático. Portanto, os teóricos evolucionistas não têm as ferramentas mentais que lhes permitiriam refutar o ancestral comum, ou avaliar se as inferências de design se justificam. Por conseguinte, não é despropositado concluir, do ponto de vista da ciência empírica, que os cenários evolutivos propostos não representam "hipóteses científicas, mas metafísicas".

O documento de Vogt sugere que o critério comum da ciência de que uma teoria científica deve ser falseável (capaz de ser demonstrada incorrecta) é abandonada no que diz respeito à evolução.

(por O´Leary)



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução