Home Favoritos Donativos RSS
counter

 
quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A Partícula de Deus

O LHC (sigla para "Large Hadron Collider" - ou gigantesco colisor de hadrões) localizado na fronteira entre a Suíça e a França, é o maior acelerador de partículas do mundo. O CERN anunciou hoje que a primeira tentativa para pôr o gigante acelerador em funcionamento será feita daqui a 33 dias.

LHC ring anelOrçado em 4 biliões de euros, o acelerador é a maior máquina do planeta, trata-se de um anel com 27Km de extensão construído por baixo da terra, a 100 m de profundidade, e com um total de 9300 magnetos supercondutores no seu interior que irão gerar as forças electromagnéticas necessárias para produzirem a desejada aceleração das partículas ao longo do anel.

A seguinte foto dá uma ideia das dimensões do colisor (maximize a imagem e espante-se com a escala desta construção subterrânea humana):

LHC colider colisor
Alguns cientistas acreditam que "este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra":

Os cientistas Walter Wagner e Luiz Sancho acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra. Para tanto, corre um processo na corte do Havaí tentando impedir a experiência, até que haja uma total comprovação de que não haja riscos. Outrossim, acusa-se o CERN de não ter realizado os estudos de impacto ambiental necessários. No entanto, apesar das alegações de uma suposta criação de um buraco negro, o que de fato poderia ocorrer seria a formação de strange quarks, possibilitando uma reação em cadeia e gerando a matéria estranha, esta possui a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, logo gerando uma reação em cadeia na qual todo o planeta seria transformado em uma espécie de matéria estranha.

Apesar das alegações "catastróficas", físicos teóricos de notável crédito como Stephen Hawking e Lisa Randall, além de vários outros físicos e engenheiros, afirmam que tais teorias são meramente absurdas, e que as experiências foram meticulosamente estudadas e revisadas, e que logo, estão sob controle.
Wikipedia
O LHC irá acelerar feixes de protões e depois fá-los-á colidir em quatro pontos distintos produzindo uma enorme energia e luminosidade em que se espera observar o Bóson de Higgs (também chamado de Partícula de Deus) e assim confirmar o modelo padrão das partículas elementares.

Irá contar com aproximadamente 2 mil físicos de 35 países e dois laboratórios autónomos, o JINR (Joint Institute for Nuclear Research) e o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire).

Bem... resta-nos esperar que o mundo ainda exista a 10 de Setembro... e que a humanidade possa passar a contar com mais um grande instrumento para explorar os limites daquilo que sabemos acerca do universo.

Veja este vídeo interessante da BBC, sobre o LHC, e a busca pelo Bosón de Higgs (ou a Particula de Deus):




a vista aérea do local do LHC, em que é possível observar o anel de 27 km de extensão ( 8,5 km de diâmetro):

LHC location localização

0 comentários:

Postar um comentário





Related Posts with Thumbnails
A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata de Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução