Se você ainda não leu "Flies In Danger Escape With Safety Dance" (traduzido seria "As Moscas Ameaçadas Escapam com uma Dança de Segurança"), uma história por Joe Palca, então aproveite e leia agora. E não se esqueça de ver os vídeos que mostram como as moscas descolam a partir de uma posição estacionária.
Este tipo de história coloca um travão nos ataques de retórica que é comum ouvirmos dos Darwinistas, tais como, "Será que realmente queremos fazer Deus responsável por moscas e mosquitos?" Toda vez que alguém gasta seu tempo a estudar uma dessas criaturas - neste caso, o cientista Michael Dickinson - regressa da experiência maravilhado, dizendo coisas como:
"Quando você vê uma mosca percorrendo seu cabelo, ou a sua salada de batata, você poderá ver um incómodo", diz ele [Dickinson]. "Mas no meu laboratório você realmente vê uma máquina maravilhosa, indiscutivelmente o mais sofisticado dispositivo a voar sobre o planeta."
excerto do "Flies In Danger Escape With Safety Dance":
". . . Dickinson utilizou câmaras de vídeo especiais para estudar como uma mosca evita o golpe de um apanha-moscas ... Dickinson diz que uma mosca tipicamente dá um salto a partir da superfície, e então começa a voar para longe do apanha-moscas. Mas as câmaras de alta velocidade revelaram algo surpreendente sobre o que acontece antes da mosca saltar.
"Ela desempenha um elegante balé com as suas patas", afirma Dickinson. "Ela move suas patas de forma a reposicionar o seu corpo, para que quando ela saltar, ela vai atirar-se bem para longe da ameaça eminente."
Esse balé parece dar-lhes uma vantagem fundamental para escapar ao apanha-moscas.
Dickinson diz o que é notável sobre este posicionamento do corpo é a velocidade com que acontece. Em menos de um décimo de um segundo, a mosca tem de perceber a ameaça usando seus olhos, determinar de que direcção ela vem, e em seguida fazer o movimento adequado com as suas pernas para que salte na direcção certa. E tudo isto é realizado por um cérebro que é do tamanho de uma semente de papoila. . . .
. . . no meu laboratório você realmente vê uma máquina maravilhosa, indiscutivelmente o mais sofisticado dispositivo a voar sobre o planeta. . . ".
(a azul, por Logan Gage)
P.S.: Ainda sobre as moscas veja o post "Um Cálculo Simples da Origem dos Genes"
0 comentário:
Postar um comentário