Home RSS

sábado, 6 de setembro de 2008

A Beleza das Moscas

Mosca flySe você ainda não leu "Flies In Danger Escape With Safety Dance" (traduzido seria "As Moscas Ameaçadas Escapam com uma Dança de Segurança"), uma história por Joe Palca, então aproveite e leia agora. E não se esqueça de ver os vídeos que mostram como as moscas descolam a partir de uma posição estacionária.

Este tipo de história coloca um travão nos ataques de retórica que é comum ouvirmos dos Darwinistas, tais como, "Será que realmente queremos fazer Deus responsável por moscas e mosquitos?" Toda vez que alguém gasta seu tempo a estudar uma dessas criaturas - neste caso, o cientista Michael Dickinson - regressa da experiência maravilhado, dizendo coisas como:

"Quando você vê uma mosca percorrendo seu cabelo, ou a sua salada de batata, você poderá ver um incómodo", diz ele [Dickinson]. "Mas no meu laboratório você realmente vê uma máquina maravilhosa, indiscutivelmente o mais sofisticado dispositivo a voar sobre o planeta."

excerto do "Flies In Danger Escape With Safety Dance":

". . . Dickinson utilizou câmaras de vídeo especiais para estudar como uma mosca evita o golpe de um apanha-moscas ... Dickinson diz que uma mosca tipicamente dá um salto a partir da superfície, e então começa a voar para longe do apanha-moscas. Mas as câmaras de alta velocidade revelaram algo surpreendente sobre o que acontece antes da mosca saltar.

"Ela desempenha um elegante balé com as suas patas", afirma Dickinson. "Ela move suas patas de forma a reposicionar o seu corpo, para que quando ela saltar, ela vai atirar-se bem para longe da ameaça eminente."

Esse balé parece dar-lhes uma vantagem fundamental para escapar ao apanha-moscas.

Dickinson diz o que é notável sobre este posicionamento do corpo é a velocidade com que acontece. Em menos de um décimo de um segundo, a mosca tem de perceber a ameaça usando seus olhos, determinar de que direcção ela vem, e em seguida fazer o movimento adequado com as suas pernas para que salte na direcção certa. E tudo isto é realizado por um cérebro que é do tamanho de uma semente de papoila. . . .

. . . no meu laboratório você realmente vê uma máquina maravilhosa, indiscutivelmente o mais sofisticado dispositivo a voar sobre o planeta. . . ".

(a azul, por Logan Gage)


P.S.: Ainda sobre as moscas veja o post "Um Cálculo Simples da Origem dos Genes"



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução