Home RSS

sábado, 21 de março de 2009

A Figueira Estranguladora

No dia da árvore trago-vos a Figueira Estranguladora.

Figueira estranguladora
A Figueira Estranguladora(Ficus macrophylla) fez-me lembrar outra vez a árvore darwinista.

É uma espécie australiana, de Queensland, que chega a viver 500 anos. As raízes saem de cima, dos ramos, e pouco a pouco dirigem-se até ao solo. É desta maneira que a árvore procura ancorar-se nos solos pantanosos de que é originária. Sem este tipo de raízes a árvore não se sustentaria e tombaria.

Ela apoia-se também nas outras árvores para não tombar. De tal forma que acaba por as matar. É um abraço sufocante que pode durar dezenas de anos.

As raízes vão muito longe, por vezes quebram as canalizações, provocando avarias nas infraestruturas humanas.

Porque ela faz lembrar a árvore darwinista?
Figueira estranguladora - raízes aéreasPorque a árvore darwinista sustentada no pântano da sua sopa primordial não se aguenta. Porque os darwinistas constroem os ramos da sua árvore no ar, e também precisam de levá-los até ao solo, muito como as raízes da figueira estranguladora.
Porque a árvore darwinista também é exclusivista.
Figueira estranguladoraPorque também ela estende seus tentáculos, matando, sufocando a liberdade da floresta em seu redor. Essa espécie de árvore, a darwinista, também é centenária. Podemos imaginar todos os abraços fatais que ela já causou na floresta da liberdade académica após tantos anos. E as perturbações e avarias que tem provocado no engenho humano.

Infelizmente no mundo académico não podemos ainda celebrar a "Floresta", por enquanto as raízes aéreas e os abraços fatais vão perpetuando 150 anos do culto generalizado da "Figueira Estranguladora"!


Vejam também o tópico:





0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução