Home RSS

sábado, 28 de novembro de 2009

O Aquecimento Global e o "Peer-Review"

Há novidades [20 de Novembro] sobre a CRU de Hadley, na Inglaterra, que viu os seus e-mails e bancos de dados serem violados por hackers. CRU é o acrónimo para "Unidade de Investigação Climática (Climate Research Unit)". Parece que alguns dos e-mails mostram um possível conluio em relação a produzir e apoiar dados que não encaixam na ciência do Aquecimento Global. Algumas citações interessantes. Por exemplo esta:

"Este foi o perigo de se criticar sempre os cépticos por não publicarem na "literatura peer-reviewed". Obviamente, eles encontraram uma solução para isso - controlar uma revista! Então o que fazemos sobre isso? Acho que temos de deixar de considerar a "Climate Research", como uma revista peer-reviewed legítima. Talvez nós devamos encorajar os nossos colegas na comunidade de pesquisa climática para não submeter para esta revista, ou citar trabalhos da mesma. Nós também temos que pensar no que dizemos ou solicitamos aos nossos colegas mais razoáveis que actualmente fazem parte do conselho editorial... O que os outros pensam?"

Não é isto interessante?: o caminho para marginalizar os críticos é mantê-los longe das revistas e alegar que nenhum dos pontos de vista dos críticos foi "peer-reviewed". Isto não soa familiar?

Por falar em soar familiar, que tal isto:
Os climatologistas dizem que só vão levar o Sr. McIntyre a sério, se ele criar a sua própria reconstrução de temperaturas e envia-la para a revisão dos pares. Mas a melhor ciência deve impor-se mesmo em relação ao escrutínio externo. E se o Sr. McIntyre tem um problema de credibilidade com os climatologistas, as previsões dos climatologistas são cada vez mais vistas com cepticismo por parte do público.

É isso aí: Submeta, ou cale-se. O mesmo que, a menos que alguém possa aparecer com uma "teoria" que possa substituir o darwinismo, suas críticas não serão levadas a sério.

Olhando para estas citações, não é de admirar, então, que nós aqui no UD tenhamos vindo a realçar o que está a acontecer na ciência do clima como um paralelo para o que está a acontecer nos debates evolucionários? Talvez seja a hora de "controlar uma revista"!

Mas, é claro que aí eles simplesmente vão dizer que a revista perdeu todo o seu valor, que perdeu a sua credibilidade. Aff!

(por PaV)




0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução