Home RSS

terça-feira, 24 de novembro de 2009

O que é o Design Inteligente ?

O que é o Design Inteligente?

O Design Inteligente refere-se tanto a um programa de pesquisa científica, como a uma comunidade de cientistas, filósofos e outros académicos que procuram evidências de design na natureza. A teoria do design inteligente sustenta que certas características do universo e dos seres vivos são melhor explicadas por uma causa inteligente, e não por um processo não-direccionado como a selecção natural. Através do estudo e análise dos componentes de um sistema, um teórico do design pode determinar se várias estruturas naturais são o produto do acaso, das leis da natureza, do design inteligente, ou de alguma combinação dos mesmos. Tal pesquisa é realizada observando-se os tipos de informação produzida quando agentes inteligentes agem. Os cientistas então procuram encontrar objectos que tenham os mesmos tipos de propriedades informativas que sabemos geralmente que são provenientes de inteligência. O design inteligente tem aplicado estes métodos científicos para detectar design em estruturas biológicas de complexidade irredutível, o conteúdo de informação complexa e especifica do DNA, a arquitectura física do universo que suporta a vida, e a origem geológica rápida da diversidade biológica no registo fóssil durante a explosão Cambriana de há cerca de 530 milhões de anos atrás.

O Design Inteligente é a mesma coisa que o criacionismo?

Não. A teoria do design inteligente é simplesmente um esforço para detectar empiricamente se o "design aparente" na natureza reconhecido por praticamente todos os biólogos é um design genuíno (o produto de uma causa inteligente) ou se é simplesmente o produto de um processo não-direccionado como a selecção natural actuando sobre variações aleatórias. O criacionismo normalmente parte de um texto religioso e tenta ver como as descobertas da ciência podem ser reconciliadas com ele. O design inteligente tem como ponto de partida as evidências empíricas da natureza e procura determinar quais as inferências que podem ser feitas com base nessas evidências. Ao contrário do criacionismo, a teoria científica do design inteligente não afirma que a biologia moderna pode determinar se a causa inteligente detectada pela ciência é sobrenatural.

Os críticos honestos do design inteligente reconhecem a diferença entre o design inteligente e o criacionismo. O historiador de ciência da Universidade de Wisconsin, Ronald Numbers, é crítico do design inteligente, mas de acordo com a Associated Press, ele "concorda que o rótulo criacionista é impreciso no que diz respeito ao movimento do DI[design inteligente]". Por que razão então alguns darwinistas continuam a tentar confundir o design inteligente com o criacionismo? Segundo o Dr. Numbers, é porque pensam que tais alegações são "o caminho mais fácil para desacreditar o design inteligente". Por outras palavras, a acusação de que o design inteligente é "criacionismo" é uma estratégia retórica por parte dos darwinistas que pretendem deslegitimar a teoria do design sem realmente abordar o seu mérito.

Design inteligente é uma teoria científica?

Sim. O método científico é geralmente descrito como um processo de quatro etapas que envolvem observações, hipóteses, experiências e conclusão. O design inteligente começa com a observação de que agentes inteligentes produzem Informação Complexa e Especifica (ICE). Os teóricos do design constroem a hipótese de que se um objecto natural foi projectado, ele irá conter níveis elevados de ICE. Os cientistas então realizam testes experimentais em objectos naturais para determinar se eles contêm Informação Complexa e Especifica. Uma forma facilmente verificável de ICE é a complexidade irredutível, que pode ser descoberta por engenharia reversa experimental de estruturas biológicas para ver se elas precisam de todas as suas partes para funcionar. Quando os pesquisadores do DI encontram complexidade irredutível na biologia, eles concluem que essas estruturas foram projectadas.

Fonte: intelligentdesign.org

P.S. - Design Inteligente (Intelligent Design em inglês) é também chamado de Desenho Inteligente, Concepção Inteligente e Projecto Inteligente (Projeto Inteligente no português do Brasil).



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução