Home RSS

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Alterações Climáticas: Ciência ou Politica

Aqui fica a tradução do vídeo de Rex Murphy para a CBS News sobre o Climategate:

Quando Jon Stewart, o garnizé da sabedoria convencional, faz piadas sobre ele, aqí sabemos que o Climategate atingiu massa crítica. Disse Stewart: "Pobre Al Gore. O Aquecimento Global completamente desmentido pela mesma Internet que [ele] inventou".

Stewart estava meio a brincar, mas o Climategate não é nenhuma piada. A massa de emails do Climate Research Unit da East Anglia University, revelados por um hacker ou um denunciante, puxa abre as cortinas numa cena de mesquinhez, proteccionismo, manipulação, desafio da Liberdade de Informação, dados perdidos ou destruídos, e tentativas para colocar em "lista negra" os críticos e cépticos do aquecimento global.

O CRU não é o único órgão consultivo de ciência climática, mas é um dos mais influentes, e alimenta directamente o Painel das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas.

Não vamos ouvir mais falar de que "a ciência está firmada", quando fica demonstrado que alguns cientistas se comportam como se eles próprios fossem donos da questão do aquecimento global - quando procuram barrar investigação dos opositores para que não cheguem às publicações "peer-reviewed", e embargar revistas que não podem controlar, quando exortam uns aos outros para apagar e-mails desfavoráveis antes que a Liberdade de Informação se apodere deles, quando falam em "esconder o declínio", quando eles falam em destruir os dados brutos, e quando, agora, nós sabemos que realmente os dados brutos foram perdidos ou destruídos.

Eles "perderam" os dados brutos sobre os quais todos os modelos, todas as previsões geradas por computador, gráficos e projecções, se baseiam. Você não aceitaria isso numa feira de ciências do 9ºano.

A CRU não é o universo da pesquisa de clima, mas é a estrela. Estes emails demonstram uma coisa acima de tudo: que a ciência climática e o activismo do Aquecimento Global se tornaram tão entrelaçados, transformados numa criatura mutante, que separar alarmismo de investigação, ideologia de ciência, agenda de estudo empírico, é agora impossível. O climategate é evidência de que a ciência tem ido para a cama com o activismo e ambos têm passado bons momentos juntos: - que a neutralidade, transparência e a absoluto ausência de interesses que é a baluarte de todos os esforços científicos honestos tem sido abandonadas."

A ciência climática demonstrou ser - em parte - um sub-ramo da política climática.

É uma situação intolerável, mesmo para as mentes sérias que estão do lado do aquecimento global, como Clive Crook, que escreveu na revista The Atlantic sobre este escândalo como segue: "O fedor da corrupção intelectual é avassalador".

A ciência climática precisa do seu próprio botão de reset. E o Climategate devia ser visto, não principalmente como um retrocesso, mas como uma oportunidade para limpar o método científico. Para afastar a ciência da política, de boas causas, de alarmistas, e vestir a ciência climática com um colete de neutralidade garantida, de abertura, num debate real e vigoroso. E longe dos lobistas, das ONGs, dos activistas, de Al Gores e ambientalistas profissionais de todos os tipos. Muitos dos actuais dirigentes do aquecimento global são mais jogadores do que os observadores, porteiros, não investigadores, partidários com raiva de alguma reengenharia global em vez dos humildes servos dos "fatos do caso".

Leia os emails. Você nunca mais vai olhar a "ciência" climática da mesma forma.

Para o The National, eu sou Rex Murphy.



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução