Home RSS

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Universidade afasta director da CRU na sequência do Climategate

Universidade afasta climatólogo para apurar acusação de fraude

A Universidade de East Anglia, no Reino Unido, afirmou nesta terça-feira (1/12) que afastará temporariamente o diretor de sua Unidade de Pesquisa Climática para abrir uma sindicância interna. Phil Jones, cientista que dirige o centro, sairá de atividade para um grupo independente apurar acusações de manipulação de dados contra sua equipe.

A investigação foi precipitada por uma série de e-mails roubados por hackers e publicados abertamente na internet, revelando conversas privadas entre climatólogos britânicos e americanos. Ativistas que negam a existência do aquecimento global como causa de atividades humanas interpretaram os textos como prova de que os climatólogos de East Anglia forjaram estudos para defender sua causa. Apelidaram o episódio de "Climagate".


Nenhuma das mensagens reveladas pelos hackers, porém, oferece prova direta de manipulação. Os céticos do clima baseiam a alegação numa mensagem em que Jones fala sobre tratamento de dados. O climatólogo diz ter usado um "truque" para "esconder o declínio" de temperaturas numa série de gráficos. Colegas que defendem o cientista dizem que o termo truque, no caso, se refere a "um bom jeito de lidar com um problema" e não a uma farsa.

Confusão

Nicholas Stern, autor de um conhecido estudo sobre mudança climática e economia, diz que os e-mails revelados não sustentam a tese de uma conspiração criada para forjar a existência do aquecimento global. "Isso criou confusão, e confusão nunca ajuda discussões científicas", afirmou o cientista britânico, que diz não crer que o episódio traga problema para a conferência de Copenhague, que debaterá o novo acordo para frear o efeito estufa.

(Folha de SP, 2/12)


Fonte: Folha Online



Emails pirateados afastam director de centro climático britânico

O climatologista britânico Phil Jones decidiu afastar-se do cargo de director da Unidade de Investigação Climática da Universidade de East Anglia, enquanto estiver em curso uma investigação sobre o conteúdo de emails internos da organização pirateados por hackers e publicados na Internet.Paulo Pimenta


Alguns emails revelam animosidade de renomados climatologistas contra os chamados "cépticos"
Vários anos de correspondência, incluindo milhares de emails e documentos, foram divulgados no dia 20 de Novembro passado.

Alguns emails revelam animosidade de renomados climatologistas, incluindo Phil Jones, contra os chamados "cépticos", que contestam a teoria de que o actual aquecimento global é causado sobretudo por influência humana. O conteúdo de algumas mensagens tem sido apontado como alegada evidência de que Phil Jones e outros climatologistas terão manipulado dados ou tentado evitar a sua divulgação.

Uma nota da Universidade de East Anglia informa que Phil Jones decidiu afastar-se temporariamente do cargo de director daquela que é uma das mais conhecidas unidades de investigação climática do mundo. "O que é importante é que a CRU [Climate Research Unit] continue a sua investigação líder a nível mundial com o mínimo de interrupção e distracção possível. Depois de muita consideração, decidi que a melhor forma de o garantir é afastando-me do papel de director durante o decurso da revisão independente [do caso]", afirma Jones, citado na nota da universidade.

O reitor da universidade, Edward Acton, disse que anunciará, dentro de dias, os detalhes da investigação.


Fonte: O Público




0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução