Home RSS

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Incentivar ainda mais o debate sobre a Evolução

Desde a sua publicação em 2007, o livro-didáctico de ciência inovador, Explore Evolution: The Case For and Against Neo-Darwinism (Explorar a Evolução: argumentos a favor e contra o neo-darwinismo) ajudou a conceber uma nova forma de ensinar sobre a evolução, baseada no próprio reconhecimento de Charles Darwin de que

“um resultado satisfatório só pode ser alcançado examinando e pesando os factos e argumentos de ambos os lados da questão.”
O objectivo original do Explore Evolution foi o de provocar a discussão sobre a evolução darwiniana, e esse objectivo tem sido alcançado!


Esta semana o Discovery Institute lança o extenso site “Further Debate” inspirado pelo livro na esperança de encorajar ainda mais a discussão. O novo site oferece respostas relevantes e convincentes a várias das críticas que foram feitas ao livro que foram escritas por darwinistas ao longo dos últimos dois anos, incluindo uma “critica” nada exacta montada pelo National Center for Science Education que defende o ensino exclusivo de Darwin.

O Explore Evolution tem sido alvo de ataques do lobby de Darwin porque ele promove o pensamento crítico e fornece uma discussão equilibrada da evidência científica. Os ideólogos pró Darwin estão com medo que os alunos pensem por si mesmos quando forem expostos a dados e visões científicas antagónicas. Eles têm razões para estar com medo, porque a abordagem do Explore Evolution está a resultar. O livro-didáctico foi adoptado para ser usado em 25 escolas secundárias e 11 em universidades. Educadores em mais 14 escolas e instituições educacionais usam o livro como um recurso suplementar. No Reino Unido, uma edição britânica do livro-didáctico foi lançada no inicio de 2009, e milhares de cópias do livro-didáctico foram distribuídas para bibliotecas no final do ano. Na Ásia, uma edição coreana do livro-didáctico está a ser preparada.

A maior parte dos darwinistas tem respondido ao livro Explore Evolution com a sua habitual mistura de ataques ad hominem e manobras de diversão. Dentre as quais a principal é a alegação falsa e gasta de que o livro Explore Evolution promove o “criacionismo.” Claro que não é assim. Nós esperamos que o novo site “Further Debate” vá encorajar os professores, estudantes, e outros interessados na evolução a explorarem as evidências e os argumentos por si próprios.

(por Robert Crowther)


No site "Further Debate" lê-se:

Uma das formas como os cientistas têm rompido com as fronteiras do conhecimento humano é através do debate espirituoso mas civilizado sobre o significado das evidências que estão acessíveis ao público. Frequentemente os cientistas debatem a melhor forma de interpretar as evidências disponíveis. A controvérsia na ciência não é nada de novo. Não é uma distracção, é normal. O Explore Evolution é parte do contínuo debate sobre o Neo-darwinismo. Nesta página, os autores do Explore Evolution juntamente com outros cientistas, continuam a discussão, respondendo a perguntas, comentários e críticas relativas aos assuntos abordados no livro didáctico. As respostas estão organizadas em duas formas: através de análise geral, e por secção/tópico do livro.

Comprar o livro?

Ao comprar o Explore Evolution...



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução