Home RSS

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Jerry Fodor - Darwin

Por muitos anos, Jerry Fodor tem criticado o raciocínio darwinista na ciência cognitiva e na filosofia da mente/linguagem. Como estudante de pós-graduação, eu o vi apresentar um colóquio sobre esses temas, na frente de um público semi-hostil, e admirei sua bravura em recusar ajoelhar-se diante do altar de Darwin. Desculpe se esta linguagem parece estar inadequada, mas depois do Ano de Darwin acabar, a atitude constante de adoração em relação ao velho Charles atingiu-me.

Agora, no seguimento do seu artigo controverso e muito discutido da London Review, Fodor - juntamente com o cientista cognitivo Massimo Piattelli-Palmarini - tornou os seus argumentos acessíveis ao público no What Darwin Got Wrong.

É interessante ler a cópia de lançamento do editor (ou seja, a descrição do livro), que revela o estigma cultural muito forte, pelo menos entre o público académico em relação ao livro de Fodor, ainda a ver com a dissidência do darwinismo:

Este não é um livro sobre Deus, ou sobre o design inteligente. Pelo contrário, aqui está um livro notável, um livro que se atreve a desafiar a selecção natural, não em nome da religião, mas em nome da boa ciência. A maioria dos cientistas estão tão apavorados com os ataques religiosos à teoria da evolução que ela nunca é examinada de uma forma critica.

Mas há grandes problemas científicos e filosóficos com a teoria da selecção natural.

Bem, sim - e só é possível discutir esses problemas se não nos intimidarmos com a palavra C: "O que é você, algum tipo de criacionista? Não? Bem, você está ajudando e dando conforto aos criacionistas!" Os abusos de Brian Leiter em relação a Thomas Nagel, por este ter recomendado o Signature in The Cell, é um exemplo do que Fodor pode esperar em 2010.

Mas, da minha experiência em primeira mão da coragem de Fodor em ambientes académicos de alta pressão, ele está mais do que à altura do desafio.

(por Paul Nelson)

Comprar o livro?

      
Ao comprar o What Darwin Got Wrong...



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução