Home RSS

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O evolucionismo é falseável?

Vejam o que diz Behe sobre a falseabilidade:

"A Academia Nacional de Ciências objectou que o design inteligente não é falseável, e eu penso que o que é verdade é precisamente o oposto. O design inteligente está bem aberto à falseabilidade. Eu alego, por exemplo, que o flagelo bacteriano não pode ser produzido pela selecção natural; ele precisava de ter sido deliberadamente projectado. Bem, tudo o que um cientista tem que fazer para provar que estou errado é pegar numa bacteria sem flagelo, ou eliminar os genes do flagelo numa bacteria, ir para o seu laboratório e desenvolver o bichinho por um longo periodo e ver se ele produz alguma coisa que se assemelhe a um flagelo. Se isso tiver acontecido, o design inteligente, como eu o entendo, terá sido 'apanhado'. Eu certamente não espero que isso aconteça, mas é facilmente falseável por uma série dessas experiências.

Agora vamos colocar a questão ao contráiro, Como é que nós falseamos a afirmação de que foi a selecção natural que produziu o flagelo bacteriano? Se esse mesmo cientista fosse para o laboratório e eliminasse os genes do flagelo, desenvolvesse a bacteria por um longo periodo, e nada acontecesse, bem, ele diria que talvez não tivessemos começado com a bacteria certa, talvez não tenhamos esperado tempo suficiente, talvez precisemos uma população maior, e seria muito mais dificil de falsear a hipotese Darwiniana.

Eu penso que o oposto é que é verdade. Eu penso que o design inteligente é facilmente testável, facilmente falseável, embora nunca tenha sido falseado, e o Darwinismo é muito resistente a ser falseado. Eles podem sempre alegar que alguma coisa não estava bem."

Michael J. Behe,
bioquímico norte-americano, professor de bioquímica da universidade de Lehigh, Pensilvânia



3 comentário:

Fernando Martins disse...

"Bem, tudo o que um cientista tem que fazer para provar que estou errado é pegar numa bacteria sem flagelo, ou eliminar os genes do flagelo numa bacteria, ir para o seu laboratório e desenvolver o bichinho por um longo periodo e ver se ele produz alguma coisa que se assemelhe a um flagelo."

Exactamente - é só esperar alguns milhões de anos e a coisa comprovava-se ou não...

É preciso ser estúpido para dar este exemplo.

Nuno Mota disse...

Ou seja com esse comentário vc só confirma que a seleção natural não é falseável. Vc reage logo à partida como aquele argumento que o Behe diz no texto: "talvez não tenhamos esperado tempo suficiente".

E continuamos com uma teoria que todos têm que aceitar porque não há como falsear.

Gedvan Dias disse...

O problema não é a questão da evolução de sistemas de complexidade irredutível. Isso é falseável, conforme proposto no texto. O que não é falseável é a hipótese do designer inteligente, pois não há nenhum pista de sua identidade, motivações, forma ou modo de agir. Tudo que há são supostas "pistas" deixadas na natureza. Talvez a única forma de falsear essa hipótese seja esgotar o conhecimento sobre todos os processos relacionados à evolução, o que acredito ser impraticável.





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução