Home RSS

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

I - "Expelled": o Design Inteligente lança-se a Hollywood

Ben Stein, Do Not Question Darwinism Authority
E será que Hollywood vai ripostar?

Por que é o design inteligente é tão controverso que foi feito um filme de Hollywood sobre o esforço para silenciar os teóricos do design? "Expelled: No Intelligence Allowed" (Expulso: Não é Permitida Inteligência), com Ben Stein como protagonista, tem lançamento previsto para Abril. (Veja o trailer).

Logan Craft, presidente da Premise Media, tentou responder à pergunta recentemente a Jerry Pierce da Southern Baptist Texan: o Design desafia os pressupostos filosóficos que hoje estão subjacentes à biologia, de que a natureza parece projectada, mas realmente não é. Isso, diz ele, está

... se tornando mais e mais implausível. A ciência tornou-se refém de uma filosofia dominante de materialimo científico, e acreditamos que a ciência se tornou cativa a essa predominância através da propagação da teoria do darwinismo, especialmente a teoria do Darwinismo que assenta sobre a sua mecânica, que é a mutação aleatória, acaso, e na falta de objectivos na complexidade do desenvolvimento das formas de vida.

Veja que o design inteligente, vai mesmo na jugular e desafia esse pressuposto, o que em seguida abana as fundações de que a ciência se tornou cativa. Se houver design na natureza, isso realmente leva à questão metafísica, não é? Se há design, é a própria natureza que faz isto, ou existe um designer? Isso é o que os Darwinistas que são ateus empenhados não gostam. Eles odeiam isso.

Os Darwinistas são ateus empenhados? Um estudo recente, realizado por Graffin and Provine constatou que
... de 149 eminentes evolucionistas inquiridos, 78% eram naturalistas puros (sem Deus), e apenas dois eram claramente teístas (ideía tradicional de Deus). Alguns estavam entre estes dois pólos. Os autores descrevem a maioria deles como deístas (uma espécie de divindade poderia ter posto as coisas a rolar, sem que seja Deus no sentido em que os cristãos O compreendeem). Os autores observam que o nível de advocacia de qualquer grau de teísmo entre biólogos evolucionistas é o menor medido até agora em qualquer sondagem das crenças dos biólogos. Eles descreveram a grande maioria dos seus inquiridos como "metafísicos naturalistas", "materialistas", e "monistas". Por outras palavras, estas são as pessoas que são sérias sobre seu materialismo e ateísmo.
Portanto desafios à teoria da evolução de Darwin por selecção natural - como por exemplo as que você pode encontrar neste site - são desafios à filosofia de vida da maioria dos biólogos evolucionistas. Eles reagem tentando tornar a vida difícil aos teóricos do DI. Tendo em conta que mesmo os mais talentosos teóricos do DI sofreram perseguição organizada por questionarem o Darwinismo ou por fazerm investigação do design, porque é que eles se preocupam?

Porque é que eles apenas não se mantêm calmos? Guillermo Gonzalez pôe as coisas nestes termos: "Se você está preocupado com a sua carreira, você fica quieto. Se você tem preocupações com o bem comum e o bem-estar da humanidade, você fala. "

Mark Mathis, outrora um homem das notícias da TV, é o produtor do Expelled, e eu tinha algumas questões para ele:


(por O'Leary)

Parte II - Questões? Verdadeiros jornalistas não levantam questões!

Parte III - Dúvidas? Verdadeiros cientistas nunca têm dúvidas!




0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução