Home RSS

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Uma opinião sobre o EXPELLED

Minha esposa e eu vimos esta noite o Expelled: Não É Permitida Inteligência. Valeu a pena. Ben Stein entrevistou proeminentes indivíduos de ambos os lados do debate em torno do Design Inteligente. O tema mais importante e mais forte do filme é a liberdade. Liberdade para analisar as questões de todos os pontos de vista sem temer ser penalizado. Dembski, Berlinski, Wells, Sternberg, Gonzalez e mais pessoas do lado do DI foram entrevistados juntamente com Dawkins, Provine, Ruse, Myers e outros do lado oposto.

Eu gostei bastante de Berlinski enquanto Provine proporcionou uma ampla visão do lado negro. Fiquei surpreendido (embora eu não devesse ficar depois de anos a acompanhar o debate na internet) pela obsessão dos críticos com a religião e das suas próprias interpretações filosóficas da mesma. Religião e ciência são inversamente proporcionais, de acordo com a fórmula simplista de Myers. Mais de uma significa necessariamente menos de outra.

Dembski argumentou que a evolução não precisa de ser um paradigma oposto ao Design Inteligente e Ruse fez uma tentativa cómica de explicar a origem da vida com base em cristais. Depois de oferecer uma explicação muito abreviada Ben Stein perguntou-lhe como é que funcionava, e um Ruse exasperado repetiu duas vezes que ele já tinha explicado. Cristais e mutações não foram suficientes para Stein nem para os espectadores, com base nas suas reacções.

São de esperar as habituais acusações de desonestidade e uma dose liberal de insultos da parte dos críticos. Ignore-as. As suas motivações não têm nada a ver com a ciência. Se você gastar um tempo significativo no Telic Thoughts você deve a si mesmo ver o filme.

(por Bradford)



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução