Uma coisa que eu - como leiga - tenho notado na teoria darwinista é a forma descuidada como os mecanismos e benefícios são misturados nas explicações que nos dão. O resultado é uma tese que se parece para o público leigo muito mais sólida do que realmente é.
Quando eu pergunto "como é que a reprodução sexual evoluiu", um darwinista frequentemente explica a razão pela qual se supõe que ela é uma vantagem. Mas, o que eu queria saber era COMO ela evoluiu, e não porque é que ela é uma vantagem.
Talvez ele assuma que algum dia o "como" irá ser explicado pelo Darwinismo, e que então o que todos nós precisamos por agora é de uma explicação plausível para o porquê. Que pensamento descuidado esse.
Pergunto-me o que aconteceria se alguém tentasse essa abordagem com uma notícia nos nossos dias, ao invés de uma história de um passado remoto? Poderia ser algo como isto:
Eu: Você diz que a pessoa tem um cachorro que é veterinário? Então, como é que o cachorro fez para passar pela escola de veterinária?
Ele: Porque ele sempre quis muito, muito ser um veterinário, para ajudar outros cães.
Eu: Não, mas ...
Ele: Sabe, é que a teoria de Darwin pode também explicar o altruísmo. Essa foi uma grande descoberta recente, fundamentando ainda mais a síntese neo-darwinista ... Tem tudo a ver com os genes egoístas, sabe ...
Eu: Mas isso não é o que me interessa agora. O que eu queria mesmo saber era COMO o cachorro teve sucesso ao passar por um curso tão difícil de...
Ele: Bem, você como jornalista DEVERIA estar preocupada com o altruísmo! A evolução futura de todas as espécies ... blá, blá, blá ... os males da especiação ...
Eu: Posso fazer-lhe uma pergunta simples? Qual é, exactamente, o QI daquele cão?
Ele: Esse é exactamente o tipo de questão que apenas um criacionista pergunta! E eu não discuto com criacionistas. Uma perda de tempo. Esta entrevista terminou.
Me: (Mais tarde, para mim própria, no autocarro ...) No tempo do meu avô, eram cavalos na folha de pagamentos. Agora são cães no registo de veterinários. Com uma diferença: Como se expõe o escândalo ao público NESTA atmosfera? Eu corro riscos, só de questionar as credenciais do cachorro. ...
Enfim. Acho que vou fazer a cobertura daquela vara de suínos voadores enquanto estou para isso.
(por O'Leary)
Ver também os posts:
Selecção sexual falseada no caso das penas do pavão
Predições falhadas de Darwin, Parte 8
terça-feira, 6 de maio de 2008
Como surgiu o sexo ?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.
Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.
Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.
Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução
0 comentário:
Postar um comentário