Home RSS

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Expelled ainda não exibido e já tem impacto no Canadá

Expelled no intelligence allowed CanadaEnquanto apresenta seus comentários sobre o tema do filme de Ben Stein, Expelled (classificado em 5ºlugar em documentários políticos no momento em que escrevo) , o químico e escritor de sci-fi canadiano, Peter Kazmaier, remete para o episódio "Buscando a Verdade", de Listen Up, de Lorna Dueck, que inclui uma entrevista com Stein que você pode ver on-line. Veja parte da introdução:

Talvez o Papa ilustre melhor. Aos 81 anos de idade, a maior parte de sua carreira foi passada na universidade. Ele foi um especialista em explorar a fé e a razão, um fabuloso professor e autor. Ele é bem-vindo quase em todo o lado - mas recentemente foi rejeitado por académicos e estudantes. A prestigiada Universidade La Sapienza de Roma protestou contra a visita planeada do Papa, porque achavam que o papa tinha opiniões científicas que eram ofensivas.

A sua visita aquela universidade foi então cancelada, em nome da "natureza secular da ciência". É o tipo de interferência que lançou um documentário satírico de alto orçamento que diz que é precisamente essa "natureza secular" que prejudica a investigação científica.


Tem havido muito disso recentemente. Em 2005, vários neurocientistas tentaram, em nome do materialismo, impedir que o Dalai Lama falasse na conferência de neurociência. Host Dueck diz,

O programa de hoje faz-me lembrar que todos nós temos uma maneira de ver o mundo. Cada um de nós tem uma cosmovisão - é um quadro de pensamento e de ideias que nos ajuda a organizar as nossas crenças acerca de como a vida e o mundo funcionam. Hoje, será abordado o conflito entre a cosmovisão do mundo naturalista e a cosmovisão Cristã. A cosmovisão Cristã inclui Deus - uma força sobrenatural criativa no mundo. A cosmovisão naturalista diz que o Universo é a soma de tudo aquilo que é - um sistema auto-contido e auto-explicativo. Eu não sou anti-ciência, mas há algo que o naturalismo não pode explicar - por que é que existe alguma coisa em vez de não existir nada. E aquilo que eu faço com o mistério de existirem algumas coisas na minha vida a ciência não pode explicar. Penso que fomos construídos para responder perante Deus, e o debate sobre Design Inteligente é apenas mais uma ferramenta que Deus usa para nos chamar a atenção. É por isso que uma cosmovisão Cristã faz sentido para mim.


Kazmaier conclui seu pensamento com,

Enumerei a forma como a ciência de 2008 é ainda mais susceptível à supressão do que a ciência nos tempos de Galileu. Existem vantagens do lado daqueles que acreditam que estão a ser bloqueados? Sim, existem. Através da democratização do conhecimento, é muito mais fácil disseminar ideias hoje do que no tempo do Galileu. Pode-se contornar o processo de revisão das revistas e publicar as informações directamente através de livros, filmes, ou pela Internet.

Então, quais são as mensagens pessoais que eu posso tirar para mim? Em primeiro lugar eu preciso compreender e acompanhar as alegações feitas pelo filme Expelled. Em segundo lugar, como eu faço revisão de artigos, eu preciso estar consciente dos meus próprios preconceitos e tendências e não permitir que influenciem meus comentários. Por último, eu preciso de me opor sempre à supressão da liberdade de discussão de ideias científicas, independentemente da sua origem.


O Expelled, um alvo de controvérsia a partir do momento em que surgiu em Seattle, ainda nem sequer foi exibido nos cinemas no Canadá, em parte devido a um processo judicial interposto por Yoko Ono. O materialismo é na verdade, como disse Pamela Winnick, um "deus egoísta".

Quer venha alguma vez a ser exibido ou não no Canadá, o Expelled está a mostrar com clareza que nem todos os canadianos adoram o deus egoísta.

(por O'Leary)



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução