Home RSS

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A INFORMAÇÃO BIOLÓGICA e a origem da vida

Qual é a questão chave que precisa ser explicada no assunto da origem da vida?

O Dr. Stephen Meyer explica a importância da informação biológica na investigação da origem da vida, tal como é discutido no seu livro inovador sobre o Design Inteligente, Signature in the Cell:


"O problema da origem da vida é de uma forma clara basicamente equivalente ao problema da origem da informação biológica." - Bernd-Olaf Kuppers

Se se quer explicar como a vida surgiu temos que explicar as características que a vida tem.
[...]

Portanto temos duas características chave dos sistemas vivos. Um conjunto de características tem a ver com as proteínas e as máquinas de proteínas e de basicamente todas as ferramentas que a célula necessita para desempenhar todas as tarefas, todas as funções. O seu metabolismo, constroem proteínas e máquinas, processam informação, catalisam reacções químicas. Mas para construir essas proteínas é preciso instruções, e essas instruções são armazenadas na molécula do DNA.

Então se pensarmos nas características centrais da vida, certamente o DNA e as proteínas que a partir dele são construídas, estão no centro da atenção do biólogo. Assim, se se vai explicar a origem da vida é preciso explicar isso, é preciso explicar como o DNA e o sistema de expressão de genes surgiram.

Á medida que eu me debrucei sobre o problema da origem da vida eu realmente foquei-me nestes dois tópicos e disse, "ok, o que melhor explica a origem da informação digital que está contida no DNA, e o que melhor explica todo o sistema de processamento de informação da célula, que pega nessa informação e a expressa, e a usa para construir proteínas e máquinas proteicas?". É sobre isso que trata o livro.



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução