Home RSS

sábado, 24 de julho de 2010

A Metamorfose das Borboletas

Metamorfose - A Beleza e o Poder do Design Inteligente, é mais um excelente documentário produzido pela Illustra Media.

Veja o trailer do documentário METAMORPHOSIS - The Beauty and Power of Intelligent Design:


Tradução do vídeo:

Maravilhas que desafiam todas as explicações materialisticas para a sua origem, para revelarem a presença e o poder criativo do Design Inteligente.

- Penso que não há dúvidas que o ciclo da vida das borboletas ainda é um dos maiores mistérios da ciência. Depois de eclodir de um ovo a lagarta não faz mais do que comer e crescer durante algumas semanas, até que produz um casulo. Dentro deste invólucro todos os seus órgãos se dissolvem numa sopa química e as suas células são montadas novamente para criar um belo insecto alado que não tem praticamente nenhuma semelhança que faça lembrar uma lagarta.

- Para mim é um processo impressionante, quase miraculoso, que funciona. Vai colocar um desafio real e penso que fundamental aos mecanismos evolucionários, porque a maior parte dos biólogos evolucionistas diz que o processo evolucionário é muito lento e gradual. Uma mudança súbita na forma seria algo muito improvável.


Uma Viagem Extraordinária

A cada Outono todas as borboletas monarcas da América do Norte iniciam uma viagem até a um remoto local do México Central que nunca antes viram. Cada uma desta borboletas pesa muito pouco e tem um cérebro do tamanho de uma cabeça de alfinete. De alguma forma todas elas voam milhares de quilómetros até uma pequena floresta onde o clima e as condições são exactamente as necessárias para sobreviverem ao Inverno.

- A Monarca acaba nas mesmas árvores que abrigaram os seus tetravós nos anos anteriores.

- Esta é uma das grandes maravilhas do mundo. Eu estimei que num ano médio entre um e dois biliões de monarcas chegam aqui e formam as colónias.
Esta é a primeira vez que qualquer destas borboletas monarcas esteve aqui neste santuário do México. Elas chegaram aqui guiadas por recursos de navegação e por percepção sensorial dos quais só nos podemos maravilhar.

- Eu estudei e fotografei borboletas por mais de 20 anos, e estou convencido de que onde quer que se procure na natureza será difícil encontrar uma evidência mais bela e mais convincente de Design.

- As borboletas são capazes de produzir um efeito em nós que poucos organismos conseguem. Quando se pensa em todas estas coisas conseguidas num único animal é realmente muito difícil de acreditar que isso tudo aconteceu apenas pelo acaso.

- Para construir um animal como este o tipo de processo que é necessário, é um processo que pode olhar em direcção ao futuro e juntar tudo. Tem que ser um processo que tem propósito, um processo que pode visualizar a complexidade e que pode visualizar as partes inter-relacionadas. Tem que ser um processo proveniente de inteligência. Isso não é selecção natural. Isso é design.


Vejam também qual é a opinião sobre o Darwinismo de um lepidopterista de renome mundial do British Museum (Natural History) de Londres, em Atlas Conciso das Borboletas do Mundo.



3 comentário:

Diogo disse...

Excelente vídeo!

O vivo é inteligente. E não estou a falar de uma inteligência cerebral - as estrelas-do-mar caçam, fogem, escondem-se e não têm cérebro.

Outros conseguem alterar por completo a sua estrutura física para satisfazer uma necessidade.

Mas não há necessidade de nenhum Deus!

Anônimo disse...

A afirmação de que não há necessidade de Deus (ou planejador transcendente)foi categórica supondo total conhecimento sobre a origem das biodiversidade como ela é.

Na realidade a origem de vida NÃO é um fenômeno natural (não há constatação de surgimento de vida da matéria orgânica/inorgânica bruto) tudo o que sabemos sobre evolução é suficiente para explicar bastante coisa, mas ela não tudo, nem mesmo coisas grandes da biodiversidade.

Anônimo disse...

A controvérsia sobre a evolução foi bastante construtiva para o entendimento daqueles que acreditam em Deus. Hoje os crentes são confrontados com o fato de que todos os seres vivos tem uma relação parental que vem de bilhões de anos e temos que fazer a teologia entender isto. Por outro lado, podemos entender a criação não como "Deus criou assim" mas sim como "Os mecanismos e soluções que a natureza apresenta são fantásticos, de forma que são compatíveis com a crença de que a natureza foi planejada uma inteligencia transcendente"





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução