Home RSS

terça-feira, 24 de junho de 2008

Simples, Primitivas? Não as Medusas

Medusa Jellyfish Cnidarios CnidariansAs medusas têm sido tradicionalmente consideradas simples e primitivas. Quando se observa uma medusa num aquário, não é difícil perceber porquê.

A medusa tal como os seus familiares (a anémona e o coral) parece um animal desprovido de muitos acessórios. Não tem cabeça, sem parte da frente ou de trás, sem lado esquerdo ou direito, sem pernas ou barbatanas. Ela não tem coração. O seu intestino, em vez de um tubo, é uma bolsa cega, pelo que a sua boca serve também como ânus. Em vez de um cérebro, ela tem uma rede difusa de nervos.

Um peixe ou um camarão pode-se deslocar rapidamente nadando de forma determinada; uma medusa desloca-se de forma preguiçosa através de impulsos lentos.

Mas novas pesquisas fizeram os cientistas perceber que eles têm subestimado a medusa e seus parentes - conhecidos como cnidários. Por baixo do seu exterior aparentemente simples reside uma notável colecção de genes sofisticados, incluindo muitos que deram origem à anatomia complexa dos seres humanos.

[….]

Muito para sua surpresa, os cientistas descobriram que alguns genes activados nos embriões eram quase idênticos aos genes que determinavam o eixo cabeça-cauda dos bilatérios, que inclui os seres humanos. Mais surpreendentemente, os genes activam-se no mesmo padrão cabeça-cauda dos bilatérios.

Estudos adicionais mostraram que os cnidários utilizavam outros genes do kit de genes dos bilatérios. Os mesmos genes que conferem o padrão de frente-trás dos embriões dos bilatérios, por exemplo, foram produzidos em lados opostos do embrião da anémona.
As descobertas levaram estes cientistas a perguntarem-se por que razão os cnidários um conjunto tão complexo de genes de construção corporal se os seus órgãos acabam por se formar assim tão simples. Eles concluíram que os cnidários podem ser mais complicados do que parecem, particularmente no que diz respeitos aos seus sistemas nervosos.

[….]

De certa forma, os cnidários são um modelo melhor para a biologia humana do que as moscas da fruta. Por muito estranho que pareça, observar uma medusa num aquário é muito como nos olharmos ao espelho.

FONTE: The New York Times


Ver também os posts:

Cientistas chocados: o primeiro animal não era simples mas complexo

Ctenophora - Mais uma surpresa para os evolucionistas

Genes Humanos nos Ouriços do Mar ?

Como é que as anémonas têm genes humanos?




0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução