Home RSS

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Trichoplax, primitivo ?

Há quem diga que o Trichoplax talvez até seja mais antigo do que as esponjas.

Este blog tem vindo a dedicar atenção aos estudos que vão sendo feitos aos animais considerados primitivos e àquilo que revelam seus genomas. Anemonas, ouriços-do-mar, medusas, esponjas... e agora o Trichoplax:

Trichoplax PlacozoaUma recente edição da Science Daily (8 de Setembro 2008) destaca o trabalho de biólogos em Yale que produziram a sequência completa do genoma do Trichoplax, um dos organismos multicelulares mais primitivos da natureza. O anúncio da Yale Press pode ser encontrado aqui.

"O Trichoplax tem um dos menores genomas nucleares encontrados numa criatura multi-celular. Ele contém sequências para a regulação de genes encontradas em animais mais complexos e nos seres humanos."
O Trichoplax é um animal marinho simples com uma cavidade corporal cheia de fluido com cerca de 0,5 milímetros de tamanho. É tão diferente de qualquer outra criatura que lhe foi atribuído um filo próprio, o filo Placozoa. Não tem órgãos internos nem a maior parte de outros tecidos. É composto por alguns milhares de células de quatro tipos diferentes, em três camadas distintas, com um único cílio que lhe permite mover-se.

Mansi Srivastava e os seus colegas publicaram o esboço do genoma na revista Nature em Agosto de 2008. Eles descobriram que o Trichoplax tem um dos menores genomas nucleares encontrados numa criatura multi-celular, com aproximadamente 98 milhões de pares de bases e 11500 genes codificantes de proteínas. Em contraste, os seres humanos têm cerca de 3 biliões de pares de bases de DNA com 20000 genes codificantes de proteínas. No entanto, homólogos de mais de 80% dos genes do Trichoplax também são encontrados no genoma humano:
"O Trichoplax partilha mais de 80% dos seus genes com os seres humanos," disse Dellaporta.
Até mesmo as mais simples formas de vida são incrivelmente complexas.

(a azul, por TruthinScience)


Outros posts relacionados com a descoberta inesperada de genes de funções complexas encontrados em seres supostamente primitivos:





0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução